Marqueteiro que elegeu presidente da Colômbia vai orientar a candidatura de Waldir Soares a prefeito

Marcus Vinicius Queiroz derrotou o marqueteiro Duda Mendonça na Colômbia e em Palmas (TO)

Marcus Vinicius Queiroz: marqueteiro sublinha que o deputado federal é um fenômeno eleitoral ainda não devidamente dimensionado

Marcus Vinicius Queiroz: marqueteiro sublinha que o deputado federal é um fenômeno eleitoral ainda não devidamente dimensionado | Fotos: Fernando Leite/Jornal Opção

O marqueteiro Marcus Vi­nicius Queiroz contribuiu, de maneira decisiva, para a eleição do presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, derrotando outro marqueteiro brasileiro, o baiano Duda Mendonça. Agora, Marcus Vinicius está orientando o deputado federal Waldir Soares, que pretende disputar a Prefeitura de Goiânia, em 2016. “Waldir não quer sair do PSDB, mas, independentemente do partido político ao qual estiver filiado, vai ser candidato a prefeito de Goiânia, e para ganhar.”

Na avaliação de Marcus Vi­nicius, Waldir é o único dos pré-candidatos que divide os votos de Iris Rezende, do PMDB. “Waldir e Iris são os políticos mais populares da capital, mas Waldir representa o novo e, ao mesmo tempo, o político posicionado. Apesar de certos preconceitos, limitados pela falta de compreensão efetiva do que se trata, Waldir é um dos poucos políticos de Goiás que mantém interlocução direta com a sociedade, com os eleitores, sem a intermediação dos poderes. Trata-se de um fenômeno moderno, que usa as redes sociais, ao menos no Estado, como nenhum outro político. É um mestre da comunicação digital.”

No momento, Waldir, sublinha Marcus Vinicius, está se aproximando dos formadores de opinião. “Por ser um profissional da segurança pública, um delegado de polícia experimentado, pensa-se, erradamente, que se trata de um político monotemático. Ele surpreende por dominar vários temas e aprender tudo muito rápido.”

waldir

Delegado Waldir é, admite Marcus Vi­nicius, um político “pop star”

A história de que a cidade quer um gerente é, na avaliação de Marcus Vinicius, “conversa fiada”. “Na verdade, o que se quer é um político que se identifique com o povo, com o indivíduo, que se sente abandonado em várias instâncias, como saúde e segurança pública. As pesquisas indicam que o espaço em Goiás está ‘aberto’ e que os eleitores não ‘engolem’ candidaturas impostas”, frisa o marqueteiro.

Na opinião de Marcus Vi­nicius, Goiânia quer o novo. “Os eleitores estão cansados de gestores ligados aos grupos empresariais, notadamente do setor imobiliário. Eles querem um prefeito que seja, de fato, seu representante.”

Perguntado sobre Vanderlan Cardoso, pré-candidato a prefeito pelo PSB, Marcus Vinicius frisa que se trata de “uma incógnita”. “Não resta dúvida, de acordo com as pesquisas, que se trata de um bom candidato. Mas não construiu a imagem de um político que é capaz de se viabilizar eleitoralmente. Falta um posicionamento estratégico e sua atual política, pela qual está buscando padrinhos políticos tradicionais, pode retirar-lhe a imagem de político diferente e independente. Aliás, a imagem de diferente e independente encaixa-se muito mais com Waldir, que não é controlado nem por grupos nem por políticos e empresários.”

Waldir é, admite Marcus Vi­nicius, um político “pop star” — “como, aliás, os demais políticos modernos, da era da internet”.

Na passagem do primeiro para o segundo turno, em 2014, procurado pelo governador Marconi Perillo, Waldir explicitou que pretendia disputar a Prefeitura de Goiânia. “Waldir tem muito respeito pelo governador Marconi, mas não é submisso.”

No segundo semestre deste ano, Marcus Vinicius muda-se para a Colômbia, onde vai articular o marketing da campanha de uma candidata a prefeita de Bogotá, Clara López. “Ela é uma das líderes nas pesquisas de intenção de voto. A eleição será realizada em 25 de outubro. Em seguida volto, para trabalhar com Waldir, que, na falta de melhores palavras, se pode chamar de uma ‘força da natureza’, um fenômeno ainda não inteiramente dimensionado pelos intérpretes da política. Fenômenos novos exigem instrumentos analíticos novos, acrescente-se.”

Uma resposta para “Marqueteiro que elegeu presidente da Colômbia vai orientar a candidatura de Waldir Soares a prefeito”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.