Marconi Perillo se lança candidato ao governo e ganha carta-branca para negociar alianças
17 julho 2022 às 00h07
COMPARTILHAR
O provável e se confirmou. Marconi Perillo (PSDB) definiu sua candidatura ao governo de Goiás. As pesquisas eleitorais que o colocam com possibilidade de ir para um segundo turno com o governador Ronaldo Caiado (UB) o animaram, mas ele também assumiu o discurso que é candidato pela vontade de seus aliados.
Sempre que procurado pelos seus apoiadores, Marconi era convocado a se lançar candidato ao governo do estado como forma de animar a militância tucana – e atrair votos para chapas de deputado estadual e federal. O ex-governador se decidiu, mas jogou a responsabilidade para seus aliados, ou seja, só será candidato pela vontade de seus correlegionários. Entretanto, ele fez uma imposição: as alianças serão costuradas da forma como ele achar conveniente, ou seja, tem carta-branca para as negociações.
A imposição vai garantir a Marconi articulações mais amplas, sem precisar pesar resistências internas do partido. Na prática, o tucano poderá, por exemplo, buscar o apoio dos petistas para sua campanha e composição de sua chapa. As pesquisas mostram que há um forte alinhamento entre o eleitorado petista e o eleitorado marconista, e uma aliança entre as siglas pode garantir o percentual de votos suficiente para que o tucano chegue ao segundo turno.