Marconi Perillo é cotado para disputar mandato de vereador em Goiânia

Há quem aposte que começar de baixo seria um gesto de humildade e uma prova de que não teme denúncias

Pode parece loucura, talvez seja loucura. Mas, na semana passada, marconistas disseram que o ex-governador Marconi Perillo pode disputar mandato, não de prefeito, e sim de vereador por Goiânia — com o objetivo de ressuscitar o PSDB na capital (com uma votação ampla, poderia contribuir para a eleição de outros vereadores) e de recolocar o partido no jogo para a disputa de 2022. Entre os demais candidatos estariam Raquel Teixeira — que também pode ser candidata a prefeita, porque não tem desgaste moral — e Anselmo Pereira.

Marconi Perillo, num gesto de humildade, poderia ser candidato a vereador | Foto: Divulgação

Marconi Perillo tem circulado em Goiânia e Brasília — no momento, está mais preocupado com sua defesa (e estaria preocupado com a informação de que o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, com o apoio do Ministério Público, teria o objetivo de colocá-lo na cadeia) — e conversado com vários políticos. Na capital, quer apostar num candidato a prefeito que se coloque como oposição tanto ao prefeito Iris Rezende (MDB) quanto ao governador Ronaldo Caiado (DEM).

O Jornal Opção perguntou a alguns integrantes do PSDB: é mesmo possível que Marconi Perillo dispute uma vaga na Câmara Municipal? A maioria disse que a “Câmara” é pequena para o ex-governador. Mas em seguida acrescentou que, por se tratar de um político nato, não se pode duvidar de nada. “Marconi é o tipo de político que não teme correr riscos e disputar mandato de vereador, começando de baixo, seria um grande gesto de humildade”, afirma um ex-vereador. “Na Câmara, ele teria uma tribuna, alguma proteção”, sugere um deputado.

Tucanos dizem, em “off” — em “on” não falam, porque receiam ofender o ex-governador —, que a “mudança” de Marconi Perillo para a capital paulista está sendo interpretada pelos eleitores como uma “fuga”. “Morar em São Paulo traz conforto espiritual, por distanciá-lo das críticas, mas também o afasta dos eleitores. É como se ele tivesse alguma coisa a esconder, quando não é o caso. Marconi Perillo precisa voltar para Goiás e enfrentar as críticas de frente”, afirma um deputado.

Mas os advogados do ex-governador sugerem que precisa ficar quieto e fazer sua defesa de maneira competente e sem alarde. Porque, afirmam, o que vai melhorar sua situação política não é o confronto direto com Ronaldo Caiado, que está no comando da máquina pública, e sim a absolvição na Justiça.

Advogados sustentam que há uma operação — “quase uma cruzada” — para processar Marconi Perillo várias vezes com o objetivo tanto de mantê-lo acuado quanto de tentar pelo menos uma ou duas condenações. “O fato é que, até agora, Marconi não foi condenado, mas parte da imprensa, insuflada por Ronaldo Caiado, pelo Ministério Público e, discretamente, pelo Tribunal de Contas do Estado (leia-se conselheiro Sebastião Tejota e um procurador), o trata como se já tivesse sido condenado”, afirma um advogado que, apesar de próximo ao ex-governador, não atua na sua defesa.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.