O vice-presidente regional do MDB, Manuel Cearense, brinca que, na prática, é quase um instituto de Pesquisa — o “Instituto de Pesquisa Manuel Cearense”. Ele esclarece: “Ocorre que ando por todo o Sudoeste de Goiás e converso com líderes políticos, líderes de segmentos empresariais e com o povão nas ruas. O resultado é que consegui formatar um retrato preciso da opinião pública média dos eleitores da região. Não vou ficar nada surpreso se o governador Ronaldo Caiado obtiver mais de 70% dos votos válidos da região. Uma coisa tenho certeza: Gustavo Mendanha, o postulante do Patriota, terá menos de 20% dos votos válidos”.

“Eu conclamo a um levante do bem para Ronaldo Caiado sair com uma votação consagradora do Sudoeste”, assinala Manuel Cearense.

Por que o governador é tão forte no Sudoeste de Goiás? Manuel Cearense diz que as causas são várias. Uma delas é o fato que, durante toda a sua história política, Ronaldo Caiado fez uma defesa consistente dos produtores rurais e do agronegócio. “Quando havia um preconceito forte contra os produtores rurais, aqueles que sustentam a economia do país — daí a referência à âncora verde —, Ronaldo Caiado enfrentou grupos organizados e fazia a defesa incondicional daqueles que produzem soja, milho, carne e leite em todo o Estado de Goiás. Portanto, ele é uma referência para o Sudoeste e, a rigor, para todo o Estado.”

Manuel Cearense sublinha que suas longas e incansáveis andanças pelo Sudoeste indicam que o nome de Ronaldo Caiado é amplamente sustentado por sua base político-eleitoral. “Os prefeitos de sua base estão unidos e trabalhando, tempo integral, por sua reeleição.”

O prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, do União Brasil, tem sido, de acordo com Manuel Cearense, um “leão”. “Ele colocou a campanha nas ruas de Rio Verde e exerce profunda influência em todo o Sudoeste, porque Rio Verde é uma cidade-polo.”

“Os prefeitos de Caçu, Ana Cláudia, de Itarumã, Ricardo Goulart, de Mineiros, Aleomar Rezende, de Jataí, Humberto Machado, de Chapadão do Céu, Vinicius Terin, todos do MDB, estão empenhamos, 100%, na campanha de Ronaldo Caiado e de seu vice, Daniel Vilela, o presidente regional do MDB”, afirma Manuel Cearense.

“É Ronaldo Caiado governador em 2022 e Daniel Vilela governador em 2026. É a voz das ruas”, sublinha Manuel Cearense.