Lula pode ser o candidato do PT a presidente. Dilma pode ser substituída até 15 de setembro

Fica-se com a impressão de que o PT, ou parte do PT, está agradecendo aos deuses pelo ressurgimento de Marina Silva. Os petistas que não toleram a presidente Dilma Rousseff, que a avaliam como apenas meio-petista, há algum tempo que defendem a candidatura de Lula da Silva para presidente da República. A ascensão da candidata do PSB, que para muitos petistas é incontrolável, exceto se seu rival for Lula da Silva, pode mexer no tabuleiro das eleições. Sim, Lula pode ser o novo candidato do PT a presidente. A mudança pode ser feita até 15 de setembro, especialmente se Dilma Rousseff “despencar”.

O colunista “Paulo Sant’Ana, do “Zero Hora”, de Porto Alegre, publicou um artigo, “A volta de Lula” (quinta-feira, 28), que merece ser lido integralmente. O Jornal Opção transcreve-o abaixo.

 

A volta de Lula

Paulo Sant’Ana

O avanço da candidatura de Marina Silva nas pesquisas pode provocar uma pororoca na sucessão presidencial.

Diante das pesquisas que vêm dando como certa a eleição de Marina no segundo turno, ela que vem se distanciando nas consultas à frente de Dilma no segundo turno, eu posso prever a possibilidade de que o PT, amedrontado com a perspectiva de vir a perder o poder, pode substituir Dilma por Lula como candidato à Presidência.

Raciocinem comigo: se Dilma estiver prestes a ser derrotada por Marina Silva no segundo turno, o PT pode tomar uma providência urgente e estrutural, lançando Lula como candidato ao cargo.

Eu avalio Lula substituindo Dilma como candidato como uma bomba de nitroglicerina mais potente do que foi a morte de Eduardo Campos, que afinal catapultou Marina para a liderança dela nas pesquisas de segundo turno.

Eu falo nisso porque alguns políticos estão sendo desarquivados. Pedro Simon voltou espetacularmente a ser candidato ao Senado, depois de ter jurado que tinha abandonado a carreira política.

Com Olívio Dutra se dá o mesmo, mas não deixa de ser surpresa que o PT o tenha arrancado da cartola para evitar que Lasier Martins venha a ser eleito senador.

Tenho certeza de que, para não estancar as três últimas e consecutivas vitórias do PT nas eleições presidenciais, duas vezes com Lula e uma vez com Dilma, Lula não vacilaria em lançar-se no lugar de Dilma, num gesto desesperado para salvar a superioridade do PT nas eleições supremas.

Lula iria então alegar que estava a serviço do seu partido e Dilma seria convencida a declarar que dava lugar a Lula na corrida presidencial em nome de uma causa maior: a manutenção pelo PT do poder soberano na escala política nacional.

Se Lula fosse assim eleito pela terceira vez à Presidência, esse seria um fato inédito na história da República e os petistas saboreariam uma tal vitória como a maior de todas as glórias em sucessões presidenciais.

Esta minha cogitação flerta espetacularmente com a lógica, baseada estritamente num só ponto: a tentativa dramática do PT de se manter no poder e não dar lugar a uma derrota que poderia afastá-lo definitivamente do sonho de supremacia eleitoral em eleições presidenciais mais duradoura de todos os tempos.

Tomem nota disso em seus apontamentos e não sejam surpreendidos por essa reviravolta estupenda nas eleições.

O fato é que Marina Silva tem subido nas pesquisas como uma pirâmide em demanda do infinito.

Paulo Sant’Ana é colunista do “Zero Hora”.

32 respostas para “Lula pode ser o candidato do PT a presidente. Dilma pode ser substituída até 15 de setembro”

  1. Everaldo disse:

    Se esta possibilidade fosse concretizada provaria mais uma vez a falta de responsabilidade deste Senhor chamado Lula, colocando alguém desqualificada para presidir o Brasil por quatro anos.

  2. orley josé da silva disse:

    Há mais interessados em que o poder continue com o PT. O Foro de São Paulo, que precisa da força do Brasil para espalhar o socialismo pela América Latina Caribe é um deles. Cuba, que espera continuar se beneficiando dos novos países socialistas da região. além de Rússia e China que esperam conseguir parceiros ideológicos no quintal americano e abrir mercados por aqui.

    • marília d. arruda disse:

      Fora Lula, fora Marina e toda essa corja que se uniu nesses últimos anos. O Brasil não pode ser comunista, somos verde e amarelo. Sinto que há um sórdido plano por trás dessas pessoas, fingem e se unirão depois para o mal dos brasileiros e da democracia.

  3. Floriano Vieira da Silva disse:

    Lula não precisa ser candidato para o PT continuar a melhorar o Brasil. Dilma vai ganhar, seja no primeiro ou no segundo turno.

  4. orley josé da silva disse:

    Há mais interessados em que o poder continue com o PT. O Foro de São Paulo é um deles, visto que precisa da força do Brasil para continuar o processo de espalhar o socialismo pela América Latina e Caribe. Outro é Cuba, que espera continuar se beneficiando dos novos países socialistas da região. Além do mais, Rússia e China esperam fidelizar parceiros militares, comerciais e ideológicos no quintal americano. Esta que seria, finalmente, a concretização do antigo sonho da velha Rússia comunista, ingrediente da Guerra Fria. A derrota eleitoral do PT, portanto, significa a derrota dos gigantescos interesses dos atores citados. Como vês, esta não é uma eleição qualquer e nada, “nada mesmo” pode ser descartado para que os objetivos sejam alcançados.

  5. Ronathan Sales disse:

    Se essa troca realmente acontecer vai dar em nada, já que a imagem do Luiz inácio ñ está lá essas coisas, tenho até pena dos candidatos à Deputados pedirem apoio ao Lula para fazer merchan sendo que ele ñ está com essa bola toda.

  6. Josué Ferreira disse:

    Na política, dentro da legalidade, tudo é possível. Lula e o PT podem fazer o que eles bem quiserem. A estratégica política do PT não pode ser condicionada as opiniões de ninguém.

  7. Carlos Alberto Fonseca disse:

    Se o PT tomar tal atitude nesta altura do campeonato é dar um tiro no PÉ.
    Suicídio POLITICO.

  8. Wellington Nobre disse:

    Um Presidente que saiu do Governo com 87% de aprovação, pode voltar sim, e não quero imaginar que isso seja necessário, até por que, a a alternância de poder é democrático, e como Marina Silva não tem condições nenhuma de governar o Brasil, o volta Lula em 2018 seria muito mais brilhante.

  9. carlos roberto petean disse:

    Eu tenho dito isto desde que a Dilmona saiu candidata,
    Esse golpe com certeza vai acontecer,
    Porém agora já esta claro que ele nao ganha de jeito nenhum, felizmente.
    O PT fora (nao tao fora, pois a marina é do PT né?) é tudo que o Brasil quer e precisa

  10. Guilherme disse:

    Bateu o desespero kkkk Vai Marina #40

    • Edgar Rios disse:

      E a Neca? Neca Setubal? kkkkkkkkkkkkkkk. Ô povinho burro, Dilma, Aécio ou Marina, são tudo farinha do mesmo saco. O possível presidente do banco central poderá ser algum boneco da neca, ou o larápio que furtou as poupanças dos bananianos, ops! brasileiros……….

  11. marília d. arruda disse:

    Se isso acontecer Lula responderá: Onde está a Rose Noronha e seus milhões? Quem matou Celso Daniel e Toninho de Campinas e outros crimes que sabemos Será que este molusco teria coragem de mostrar a cara dessa forma ?O povo acordou e nem pense ele em voltar e que nunca Marina se junte de novo à essa corja. Não acredito que Marina tenha deixado de vez o PT, ela ainda admira Lula e corremos risco de todos se aliarem. O Foro de S. Paulo em andamento, a democracia corre riscos, seja com Lula, Dilma ou Marina. Não seremos Cuba e Venezuela !!!

  12. Gilberto disse:

    Realmente acho que lula não aceitaria pela certeza que iria se queimar herdando o país em situação em que ele só sabe que não conseguiria endireitar. Destruiria todo o mito criado em torno dele. Sua megalomania não permitiria isso.

  13. jorge disse:

    Esse povo que so criticam o pt e lula, não viram o brasil de antes do pt na presidencia com lula e dilma , nenhum fala da situaçaõ na quela epoca sabe por que? dor de cutuvelo, todos eles eram daquele passado sombrio. vem conhecer o interior do brasil, vem ver uma mãe dos confis desse pais comprar pão e leite para seu filho.comprar roupa nova, tem muita dificuldade,que não se resolver tudo de uma vez, mas da pra melhorar aos poucos.esses criticos eram acostumados desde os tempos de seus pais na mamata, do governo, agora ta ruim, vai aprender a viver trabalhando. DO POVO PARA O POVO.

  14. Marivaldo disse:

    Marina 40
    Se “a previsão” acontecer, então estará de fato anunciada a falência do PT, e lançado o convite para a sua cerimônia de cremação.

  15. Epaminondas disse:

    Falta de responsabilidade para o cargo. O PT só fez basicamente uma coisa nos últimos 4 anos: Manter seu projeto de poder. Investimentos sendo deixados, projetos que não andam, o que eram contra privataria adotou a concessão…

    Na impossibilidade de um 3º mandato, Lula precisou escalar alguém para “esquentar a cadeira”. Calhou ser a Dilma, única que sobrou em pé depois que Dirceu, Palocci e Marta sucumbiram em escândalos.

    O próprio presidente do PT assume que a função da Dilma é ocupar o lugar para a volta do Lula.

    E ele só não voltou agora em 2014 acredito por um motivo: Rose Noronha. O salafrário não se dignou a mencionar uma explicação e só aparece em audiências controladas, para não ter que passar por este constrangimento.

    Duvido plenamente que Lula substitua Dilma. A campanha já está quase definida e uma troca mostraria desespero, despreparo, evidenciaria que o que importa é permanecer no poder e uma derrota derreteria ainda mais a imagem do Lula.

  16. Epaminondas disse:

    Se uma coisa a Rússia e a China não precisam são de “parceiros ideológicos”. Até porque, a Rússia é tão socialista quanto qualquer paíse hoje no mundo (Exceto Cuba e Coreia do Norte). E a China é bem pragmática sobre seu comunismo – só mantém o regime por manter o regime. Se fossem uma palhaçocracia, o poder emanando de um bando de gente vestida com roupas de circo, eles estariam lutando para manter o status quo.

  17. Epaminondas disse:

    Dia desses estava curioso aonde o pessoal conseguia o adesivo “Fora Dilma e leve o PT junto”. Descobri que ele está sendo vendido por ambulantes em semáforos.

    Olha, se tem ambulantes oportunistas explorando a derrocada da Dilma, é porque há um forte sentimento contra ela.

    Duvido que passe do 1º turno.

  18. Epaminondas disse:

    “Dentro da legalidade”, em se tratando de política, é um conceito muito vago, que os anos de PT no poder enlargueceram muito.

    Por exemplo, dentro da legalidade, prédios públicos não deveriam ser usados para se fazer campanha. A Dilma não se avexa em usar as instalações para fazer reuniões e dar entrevistas eleitorais.

  19. Epaminondas disse:

    “8 trilhões de moscas não podem estar erradas…”

    87% aprovaram Lula, mas ao mesmo tempo, você diz que alguém despreparado entrou na metade da campanha e garantiu lugar no segundo turno.

    Uma coisa explica a outra: O brasileiro não tem ideia do que representa o papel do presidente. É uma mera gincana, concurso de popularidade, “votarei em quem vai ganhar”. Ninguém está participando do pleito, elegendo ou sendo eleito, por causa de propostas.

    Prova disto é que Lula nunca teve sua popularidade arranhada por causa do mensalão, que o sujeito preferiu se dizer um idiota que não sabia o que acontecia embaixo das barbas dele do que assumir que tinha domínio do fato.

    Lula conta que em 2018 assuntos como Mensalão ou Rose Noronha tenham esfriados. É plausível: Uma conhecida de 26 anos me disse que votaria na Dilma porque “o PT acabou com a inflação”. Ela tinha coisa de 5 anos quando aconteceu o Plano Real. Não tinha como calcular e nunca se interessou para a história. Então, até 2018, fatos agradáveis à biografia do Lula poderão sobressair e apenas uma pequena parcela da população saberá da história inteira para formar uma opinião adequada.

  20. Epaminondas disse:

    Este povo que acha o PT e o Lula pais dos pobres ou não acompanharam o processo do fim da hiperinflação ou não leram os livros de história. Como você mesmo diz, o processo não é repentino: Demora. E o passo inicial foi o plano real.

    O que o PT fez comparado com o plano Real em seus 12 anos de poder? NADA. Estamos engargalhados sem infraestrutura; transposições que não aconteceram; uma inflação maquiada no topo da meta; recessão técnica; juros na altura; restrição para compra no exterior, já que o Brasil perde competitividade no consumo interno.

    É tolice que uma volta do PSDB acontecerá alguma espécie de “Plano Real 2”. Mas o PT já mostrou como é seu jeito de governar. E não tem sido bom. Hora de trocar a fralda e os políticos. Pelas mesmas razões.

  21. Neon disse:

    LULA . LULI , LELE , DILMA , MARINA , PEDRO , JOÃO E TUDO A MESMA COISA , AQUELE INDIVIDUO QUE ACREDITA NA POLITICA COMO UMA SALVAÇÃO DE UM PAIS CERTAMENTE ACREDITA EM PAPAI NOEL

  22. MARILU disse:

    SE DILMA,E LULA GOVERNARAM…CHEGOU A VEZ DE MARINA…PAREM DE CRITICAR,,BOMBARDEAR,,,,VAMOS VOTAR E PRONTO..QUEM MAIS CRITICAR UM AO OUTRO VAI PERDER FEIO…PODE GANHAR NAS “”PESQUISAS”” PQ NA HORA DO VOTO…HUMMMMMMMMMMMMMM

  23. nen disse:

    SO COMPARA aumento da gasolina, fala em impeachment….
    Vamos analisar os anos que o brasileiro se considerava rico, no governo FHC, onde o salário mínimo tinha os seguintes valores:
    ANO 1994 – SALÁRIO MÍNIMO R$ 70,00 – LITRO DA GASOLINA = R$ 0,53 – QUANTIA DE GASOLINA QUE SE COMPRAVA COM UM SALÁRIO MÍNIMO = 132 LITROS
    *****
    ANO 1995 – SALÁRIO MÍNIMO R$ 100,00 – LITRO DA GASOLINA = R$ 0,51 – QUANTIA DE GASOLINA QUE SE COMPRAVA COM UM SALÁRIO MÍNIMO = 196 LITROS
    *****
    ANO 1996 – SALÁRIO MÍNIMO R$ 112,00 – LITRO DA GASOLINA = R$ 0,65 – QUANTIA DE GASOLINA QUE SE COMPRAVA COM UM SALÁRIO MÍNIMO = 172 LITROS
    *****
    ANO 1997 – SALÁRIO MÍNIMO R$ 120,00 – LITRO DA GASOLINA = R$ 0,71 – QUANTIA DE GASOLINA QUE SE COMPRAVA COM UM SALÁRIO MÍNIMO = 169 LITROS
    *****
    ANO 1998 – SALÁRIO MÍNIMO R$ 130,00 – LITRO DA GASOLINA = R$ 0,85 – QUANTIA DE GASOLINA QUE SE COMPRAVA COM UM SALÁRIO MÍNIMO = 152 LITROS
    *****
    ANO 1999 – SALÁRIO MÍNIMO R$ 136,00 – LITRO DA GASOLINA = R$ 1,01 – QUANTIA DE GASOLINA QUE SE COMPRAVA COM UM SALÁRIO MÍNIMO = 134 LITROS
    *****
    ANO 2000 – SALÁRIO MÍNIMO R$ 151,00 – LITRO DA GASOLINA = R$ 1,25 – QUANTIA DE GASOLINA QUE SE COMPRAVA COM UM SALÁRIO MÍNIMO = 120 LITROS
    *****
    ANO 2001 – SALÁRIO MÍNIMO R$ 180,00 – LITRO DA GASOLINA = R$ 1,51 – QUANTIA DE GASOLINA QUE SE COMPRAVA COM UM SALÁRIO MÍNIMO = 119 LITROS
    *****
    ANO 2002 – SALÁRIO MÍNIMO R$ 200,00 – LITRO DA GASOLINA = R$ 1,72 – QUANTIA DE GASOLINA QUE SE COMPRAVA COM UM SALÁRIO MÍNIMO = 116 LITROS
    *****
    AGORA, CONSIDEREMOS A MÉDIA DO PREÇO DA GASOLINA NA ERA FHC – SOMANDO TODOS OS PREÇOS E DIVIDINDO POR 8 – R$ 6,24/8= 0,78
    SOMANDO TODOS OS SALÁRIOS E DIVIDINDO POR 8 = R$ 1226,00/8 = R$ 153,25
    TEMOS A MÉDIA DE GASOLINA QUE PODERÍAMOS COMPRAR COM A MÉDIA DE SALÁRIOS: R$ 153,25/0,78 = 196 LITROS…..
    *******
    HOJE, TEMOS O SALÁRIO MÍNIMO DE R$ 788,00 E O PREÇO MÉDIO DA GASOLINA É DE R$ 3,20 – 246 LITROS
    ESTARÍAMOS RICOS E SATISFEITOS SE O NOSSO SALÁRIO DESSE SOMENTE PARA COMPRAR 196 LITROS????
    R$ 788,00 / 196 = R$ 4,02
    R$ 4,02 SERIA O PREÇO DA GASOLINA, SE FOSSEMOS TÃO “RICOS” COMO NA ÉPOCA DE FHC…..
    TÁ VENDO COMO RECLAMA HOJE DE BARRIGA CHEIA????

  24. Fabio disse:

    Parem de falar besteira,foi o Lula que levantou esse país, se ele estivesse no poder poderia até ter crise mas não seria tão forte como esta agora,pode até ser que ele roubou mas foi o melhor presidente que o Brasil já teve,se ele não voltar, não acredito que nosso país melhore,pro nosso Brasil melhorar vote Lula

  25. Leo disse:

    Veja independente das brigas de a b ou c lula foi o único que grz algo pro brasil avançar mais vcs so querem ver o lado ruim fas coisas e lado bom.empregos os u
    Mildes podendo ter carro nossa isso foi inédito mais vcs so querem julgar o lado ruin.vejam Michel temer oque ele estat fazendo pra vcs e coisa boa ou ruin.ele estar acabando com os pobres e ainda eactavisar a gente.abre a mente e os olhos.e acorda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.