A presidente Dilma Rousseff estaria resistindo à pressão do petista-chefe, mas ele não desiste de emplacar seu pupilo

Henrique Meirelles e Lula 930994-5435-cp
Ex-presidente Lula (esq) com Meirelles

A revista “Época” sugere que o ex-presidente Lula da Silva trabalha para arrancar o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, da equipe da presidente Dilma Rousseff.

Lula da Silva, segundo a publicação do Grupo Globo, estaria tentando emplacar o ex-banqueiro e ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles no lugar de Joaquim Levy.

A presidente Dilma Rousseff estaria resistindo em proceder a troca, para não assustar o mercado. Porém, como o goiano (de Anápolis) Henrique Meirelles também é um executivo do setor financeiro, acredita-se que não haveria comoção alguma.

Henrique Meirelles e Dilma Rousseff vão trabalhar juntos? Se depender de Lula da Silva, sim | Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Meirelles e Dilma vão trabalhar juntos? Se depender de Lula, sim | Roberto Stuckert Filho/PR

A experiência nacional e internacional de Henrique Meirelles, que presidiu o BankBoston nos Estados Unidos, seria a garantia, na avaliação de Lula da Silva, de que tem condições de pôr a economia patropi nos trilhos.

O executivo, hoje comandando os negócios da família de Joesley e Wesley Batista, da JBS, teria mais autoridade — acrescida de credibilidade — tanto interna quanto externamente para mudar os rumos da economia.