Lula da Silva pode acabar “elegendo” Leandro Grass para governador do Distrito Federal

01 outubro 2022 às 20h05

COMPARTILHAR
Se vencer no primeiro turno, Lula da Silva, do PT, pode contribuir para a virada do jogo eleitoral no Distrito Federal.
O governador Ibaneis Rocha, do MDB, era cotado para ganhar no primeiro turno, mas está caindo. E o deputado distrital Leandro Grass, do PV, está subindo, e rapidamente. É tarde? Pode não ser.
Na pesquisa do Ipec divulgada no sábado, 1º, Ibaneis Rocha aparece com 46% — caiu quatro pontos. Já Leandro Grass saltou de 18% para 20%. O senador Izalci Lucas, do PSDB, tem 16%. O empresário Paulo Octavio, do PSD, oscilou de 9% para 8%. A senadora Leila do Vôlei, do PDT, oscilou de 7% para 6%. Coronel Moreno, do PRB, Keka Bagno, do Psol, e Lucas Sales, do DC, têm 1%.

4 quatro informações a considerar
1
Ibaneis Rocha ainda tem um índice alto de intenção de voto, mas a tendência é que caia um pouco mais, em decorrência da expectativa de poder de Leandro Grass. Os eleitores parecem ter percebido que é possível derrotar o governador e podem se empolgar com isto no domingo, 2.
2
No caso de segundo turno, sobretudo se Lula da Silva, do PT, tiver sido eleito no primeiro turno, Leandro Grass pode acabar derrotando Ibaneis Rocha. O apoio do petista-chefe pode ser decisivo para uma vitória do parlamentar.
3
Mordidos com Ibaneis Rocha, que está apoiando Damares Alves para senadora, o casal Flávia e José Roberto Arruda podem apostar em Leandro Grass no segundo turno.
4
Não se sabe quem Izalci Lucas (frise-se: também cresceu na reta final) e Leila do Vôlei vão apoiar num possível segundo turno. Se apoiarem Leandro Grass, participando de um frentão político, o postulante do PV pode acabar sendo eleito governador do DF.