Se vencer no primeiro turno, Lula da Silva, do PT, pode contribuir para a virada do jogo eleitoral no Distrito Federal.

O governador Ibaneis Rocha, do MDB, era cotado para ganhar no primeiro turno, mas está caindo. E o deputado distrital Leandro Grass, do PV, está subindo, e rapidamente. É tarde? Pode não ser.

Na pesquisa do Ipec divulgada no sábado, 1º, Ibaneis Rocha aparece com 46% — caiu quatro pontos. Já Leandro Grass saltou de 18% para 20%. O senador Izalci Lucas, do PSDB, tem 16%. O empresário Paulo Octavio, do PSD, oscilou de 9% para 8%. A senadora Leila do Vôlei, do PDT, oscilou de 7% para 6%. Coronel Moreno, do PRB, Keka Bagno, do Psol, e Lucas Sales, do DC, têm 1%.

Ibaneis Rocha e Damares Alves: aliados | Foto: Reprodução

4 quatro informações a considerar

1

Ibaneis Rocha ainda tem um índice alto de intenção de voto, mas a tendência é que caia um pouco mais, em decorrência da expectativa de poder de Leandro Grass. Os eleitores parecem ter percebido que é possível derrotar o governador e podem se empolgar com isto no domingo, 2.

2

No caso de segundo turno, sobretudo se Lula da Silva, do PT, tiver sido eleito no primeiro turno, Leandro Grass pode acabar derrotando Ibaneis Rocha. O apoio do petista-chefe pode ser decisivo para uma vitória do parlamentar.

3

Mordidos com Ibaneis Rocha, que está apoiando Damares Alves para senadora, o casal Flávia e José Roberto Arruda podem apostar em Leandro Grass no segundo turno.

4

Não se sabe quem Izalci Lucas (frise-se: também cresceu na reta final) e Leila do Vôlei vão apoiar num possível segundo turno. Se apoiarem Leandro Grass, participando de um frentão político, o postulante do PV pode acabar sendo eleito governador do DF.