Lula da Silva planeja ser candidato a presidente em 2022

“Me vejo [no palanque de candidato a presidente]. Sendo candidato ou não, eu estarei no palanque defendendo quem for candidato contra o Bolsonaro”

Lula da Silva (com Gleisi Hoffmann): lei da ficha limpa diz não pode ser candidato em 2022. Mas ele acredita que retomará seus direitos políticos | Foto: Reprodução

O que Lula da Silva quer? O ex-presidente da República é um político profissional. Como tal, quer ficar velhinho, usando bengala, e disputando eleição. De preferência, para presidente. Na quinta-feira, 23, com seu estilo enviesado ma non troppo, mais uma ele sugeriu que planeja disputar a Presidência em 2022. A rigor, não pode — a Justiça não permite (foi condenado em segunda instância; ele está banido pela lei da ficha limpa). Mas simula ter algum trunfo nas mãos e, no final, poderá disputar.

Camilo Santana é governador do Ceará: apontado como eficiente | Foto: Reprodução

“Me vejo [no palanque de candidato a presidente]. Sendo candidato ou não, eu estarei no palanque defendendo quem for candidato contra o Bolsonaro”, disse Lula da Silva. O petista-chefe admitiu que está os direitos políticos cassados, mas que pretende reconquistá-los, e já para a disputa de 2022 — daqui a pouco mais de dois anos.

Depois de mencionar o governador do Maranhão, Flávio Dino, o poderoso chefão do PT agora volta-se para Camilo Santana, petista que governa o Estado do Ceará (e é aliado dos irmãos Cid e Ciro Gomes). “Acho que o Camilo tem todas as possibilidades de ser candidato a presidente”, sublinha Lula da Silva. “O que precisa é começar a fazer a trilha para percorrer esse caminho”, frisa o petista-chefe.

Rui Costa é governador da Bahia: sua gestão é bem avaliada | Foto: Reprodução

O ex-presidente chegou a mencionar também o antes “desprezado” Rui Costa, governador da Bahia. Tanto Camilo Santana quanto Rui Costa são considerados gestores eficientes e hábeis articuladores políticos

O que Lula da Silva está dizendo é mais ou menos o seguinte: “sou candidato a presidente e estou procurando um vice do Nordeste”. Mas, se não puder ser candidato, aí o “vice” vai para presidente.

Lula da Silva afirmou que chegou a hora de se criar o movimento “Fora, Bolsonaro!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.