Luiz Bittencourt visita Câmara de Vereadores e contribui para tornar jogo político mais ativo

O ex-deputado federal está puxando o debate menos para nomes e mais para ideias e projetos

Luiz Bittencourt na Câmara de Goiânia em novembro de 2015

Pré-candidato a prefeito de Goiânia pelo PTB, o ex-deputado Luiz Bittencourt é tão atuante e presente que outros políticos sugerem que tem o dom da ubiquidade. Ele não para. É uma máquina de fazer política. Articula com líderes partidários, visita empresários, dialoga com líderes comunitários. Na quarta-feira, 18, esteve na Câmara Municipal de Goiânia.

O vereador Antônio Uchoa pediu que usasse a Tribuna Livre, e Luiz Bittencourt usou-a com a precisão e a desenvoltura de sempre. “Eu disse que nunca fui vereador, mas sinto falta disso. Porque o vereador é o político que mantém contato direto com a comunidade de seu município. Meu pai, o escritor e político Luiz Bittencourt [foi vice-governador de Goiás], foi vereador em Palmeiras de Goiás e em Goiânia, e nossa casa vivia cheia de eleitores. Quer dizer, o vereador mantém contato direto com as pessoas de sua cidade. A democracia é, em grande parte, derivada de uma presença ativa do Legislativo no processo político.”

Luiz Bittencourt e Anselmo Pessoa d8d886d4-bf1b-40d3-bf76-59fcf7f8bcc9

Luiz Bittencourt (na foto com Anselmo Pereira, presidente da Câmara) sublinhou que “o prefeito tem de comparecer à Câmara todos os meses, para falar aos vereadores e para ouvi-los. Um gestor atento, se ouvir com o máximo de atenção o que dizem os vereadores, sairá da Câmara com ideias e projetos interessantes para melhorar a cidade. Muitos não entendem isto, mas o vereador é o instrumento direto de pressão da sociedade, dos eleitores”. Os vereadores agradeceram e aplaudiram o discurso do ex-deputado. “A visita à Câmara Municipal foi o primeiro ato público de minha pré-campanha”, frisa.

Luiz Bittencourt novembro de 2015 na Câmara de Goiânia 18

Luiz Bittencourt foi presidente da Assembleia Legislativa de Goiás e é apontado como um dos melhores da história, sobretudo no aspecto de abrir o Legislativo para a sociedade. “Nós criamos a Assembleia Itinerante, o que pôs o poder em contato direto com a sociedade. Prestigiei as oposições. Tanto que Denise Carvalho, do PC do B, brilhou na minha gestão. Alfredo Nasser dizia que ‘a oposição também governa’, e tinha razão.”

O mais curioso do momento político é que todos os pré-candidatos comentam a pré-candidatura de Luiz Bittencourt a prefeito. Ele mexeu e moveu o jogo político e tirou a sucessão de um certo marasmo. Falava-se muito em Iris Rezende, Waldir Delegado Soares, Jayme Rincón e Vanderlan Cardoso. Agora, fala-se também de Luiz Bittencourt e, também, em projetos para qualificar a gestão de Goiânia. Não se fala mais só em nomes—as ideias, que estavam fora, voltaram ao seu nicho.

Falem bem ou falem mal de Luiz Bittencourt, mas o petebista está no jogo — incomodando o coro dos contentes e dos descontentes.

Uma resposta para “Luiz Bittencourt visita Câmara de Vereadores e contribui para tornar jogo político mais ativo”

  1. Avatar Weliton Queiroz da silva disse:

    Eu sou Luiz bittencourt, fui em 96, e serei em 16, contínuo achando o preparadissimo, com certeza vai ser o melhor prefeito que GOIÂNIA, terá, Abraço boa sorte Luiz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.