Luiz Bittencourt visita Câmara de Vereadores e contribui para tornar jogo político mais ativo
18 novembro 2015 às 22h41
COMPARTILHAR
O ex-deputado federal está puxando o debate menos para nomes e mais para ideias e projetos
Pré-candidato a prefeito de Goiânia pelo PTB, o ex-deputado Luiz Bittencourt é tão atuante e presente que outros políticos sugerem que tem o dom da ubiquidade. Ele não para. É uma máquina de fazer política. Articula com líderes partidários, visita empresários, dialoga com líderes comunitários. Na quarta-feira, 18, esteve na Câmara Municipal de Goiânia.
O vereador Antônio Uchoa pediu que usasse a Tribuna Livre, e Luiz Bittencourt usou-a com a precisão e a desenvoltura de sempre. “Eu disse que nunca fui vereador, mas sinto falta disso. Porque o vereador é o político que mantém contato direto com a comunidade de seu município. Meu pai, o escritor e político Luiz Bittencourt [foi vice-governador de Goiás], foi vereador em Palmeiras de Goiás e em Goiânia, e nossa casa vivia cheia de eleitores. Quer dizer, o vereador mantém contato direto com as pessoas de sua cidade. A democracia é, em grande parte, derivada de uma presença ativa do Legislativo no processo político.”
Luiz Bittencourt (na foto com Anselmo Pereira, presidente da Câmara) sublinhou que “o prefeito tem de comparecer à Câmara todos os meses, para falar aos vereadores e para ouvi-los. Um gestor atento, se ouvir com o máximo de atenção o que dizem os vereadores, sairá da Câmara com ideias e projetos interessantes para melhorar a cidade. Muitos não entendem isto, mas o vereador é o instrumento direto de pressão da sociedade, dos eleitores”. Os vereadores agradeceram e aplaudiram o discurso do ex-deputado. “A visita à Câmara Municipal foi o primeiro ato público de minha pré-campanha”, frisa.
Luiz Bittencourt foi presidente da Assembleia Legislativa de Goiás e é apontado como um dos melhores da história, sobretudo no aspecto de abrir o Legislativo para a sociedade. “Nós criamos a Assembleia Itinerante, o que pôs o poder em contato direto com a sociedade. Prestigiei as oposições. Tanto que Denise Carvalho, do PC do B, brilhou na minha gestão. Alfredo Nasser dizia que ‘a oposição também governa’, e tinha razão.”
O mais curioso do momento político é que todos os pré-candidatos comentam a pré-candidatura de Luiz Bittencourt a prefeito. Ele mexeu e moveu o jogo político e tirou a sucessão de um certo marasmo. Falava-se muito em Iris Rezende, Waldir Delegado Soares, Jayme Rincón e Vanderlan Cardoso. Agora, fala-se também de Luiz Bittencourt e, também, em projetos para qualificar a gestão de Goiânia. Não se fala mais só em nomes—as ideias, que estavam fora, voltaram ao seu nicho.
Falem bem ou falem mal de Luiz Bittencourt, mas o petebista está no jogo — incomodando o coro dos contentes e dos descontentes.