Lucas Calil oficializa apoio a Fabianne Leão em Inhumas
25 julho 2024 às 22h23
COMPARTILHAR
O deputado estadual Lucas Calil (MDB) se reuniu no início da noite da quinta-feira, 25, em Goiânia com Fabianne Leão (pP), pré-candidata a prefeita de Inhumas, na região metropolitana. O encontro selou o apoio que o Jornal Opção havia adiantado após entrevista com o articulador estadual Benitez Calil, pai do parlamentar e secretário na prefeitura da Capital.
Lucas Calil também era pretendente ao comando de Inhumas, sua principal base eleitoral e berço da família Calil. “Fizemos uma aliança em torno da modernização, da Inhumas Inovação [proposta de Fabianne], da tecnologia, do novo na política”, disse o deputado durante o encontro. Sua sigla, de cuja executiva municipal ele não faz parte, anunciou, quando Lucas Calil ainda mantinha sua pré-candidatura, o médico Eurípedes da UPA como vice de José Essado, prefeito no início dos anos 1980 e há quase 20 anos sem vitória eleitoral (foi suplente de deputado estadual de 2011 a 2014, assumindo eventualmente durante licença dos titulares).
Segundo Lucas, os projetos que desenvolveu para o município vão compor o plano de governo de Fabianne Leão ou se aglutinar a programas em linhas semelhantes. São ideias para gerar emprego e empresas, opções de lazer e formação para a juventude, defesa do binômio meio ambiente/desenvolvimento sustentável.
A dupla Lucas & Fabianne conquistou as maiores votações da história do município. Na dobradinha que fizeram em 2022, a médica obteve 11.710 votos para deputada federal e ele, 12.675 para estadual. No mais recente enfrentamento com seu adversário direto, em 2020, Fabianne obteve 16.768 votos como vice-prefeita e Rogério Essado, filho de José Essado, conquistou 4.397. Na Assembleia Legislativa de Goiás, Lucas Calil funciona como prefeito de fato em Inhumas, o que funciona, pois abastece o município com emendas milionárias para os diversos setores. Com Fabianne Leão no cargo, Lucas deve destinar, logo nos primeiros dias de 2025, recursos para adquirir usinas de asfalto e de energia fotovoltaica, para recapear as esburacadas ruas da cidade e atender à proposta de zerar a conta de luz de famílias carentes.