A Livraria Saraiva tinha uma unidade, que ocupava um espaço amplo, no shopping Passeio das Águas. Mas, em crise, decidiu fechá-la.

O Passeio das Águas não fica muito distante da Universidade Federal de Goiás (UFG) — Campus Samambaia — e, por isso, merece ter uma livraria de bom nível, com acervo variado. Além disse, a região onde está instalado está em processo de crescimento, inclusive com a construção de edifícios, o que vai contribuir para aumentar a população local.

A Livraria Leitura, que tem um acervo de qualidade (a parte de cima da livraria no Goiânia Shopping é de excelente qualidade, com livros de história, psicologia, filosofia, ciências, meio ambiente, crítica literária, linguística, política e ciências sociais), vai instalar uma unidade no Passeio das Águas, o que é positivo para a sociedade, para os leitores e, ao mesmo tempo, fortalece o shopping. (Recentemente, a Livraria da Vila abriu uma unidade no shopping Flamboyant. O acervo não é tão grande quanto o da Leitura, mas é de qualidade.)

A Livraria Leitura surgiu em Belo Horizonte, mas está instalando unidades em vários Estados. Está ocupando o espaço tanto da Saraiva quanto da Livraria Cultura.

O detalhe é que falam muito no fim do livro físico, mas os leitores brasileiros não param de adquirir livros em papel. Por isso, Goiânia tem ganhado novas livrarias, como a da Vila e a Leitura. Agora só falta uma unidade da Travessa. (E.F.B.)