Listão dos 15 políticos que “não” rejeitam ser vice de Iris Rezende

13 outubro 2019 às 00h00

COMPARTILHAR
Wilder Morais, Silvio Fernandes, Eduardo Machado e até Vilmar Rocha são apontados como possíveis vices do prefeito de Goiânia

A lista de pretendentes a vice do prefeito de Goiânia, Iris Rezende, é maior do que a lista de pré-candidatos a prefeito. Comecemos, porém, com a lista dos que não querem ser vice: Elias Vaz, do PSB, Francisco Júnior, do PSD, Major Araújo, do PSL, Talles Barreto, do MDB, e talvez Virmondes Cruvinel, do Cidadania. Os demais não rejeitariam meio-convite do decano emedebista.
A seguir, a lista dos possíveis vices de Iris Rezende

1 — Agenor Mariano (MDB) — O secretário de Administração da Prefeitura de Goiânia é um dos políticos mais ligados a Iris Rezende. São amigos.

2 — Andrei Azeredo/MDB — O vereador mantém ligação estreita com Iris Rezende e, numa chapa pura, se credenciaria para a disputa. Consta que está “cansado” de ser vereador.

3 — Bruno Peixoto/MDB — No caso de chapa pura, o deputado pode ser o vice de Iris Rezende. Ele tem dito que, se o veterano político não for candidato, vai colocar seu nome para a disputa. Mas certamente não rejeitaria a vice.

4 — Desirée Penalba Machado/DEM — A aliança entre um político experimentado e uma jovem revelação política (não foi eleita deputada estadual, mas foi bem votada) pode ser interpretada com simpatia pelo eleitorado de Goiânia. A jovem também tem sido apontada como uma revelação administrativa no governo de Ronaldo Caiado.

5 — Eduardo Machado (Podemos) — O Podemos está se tornando uma grande força política nacional. Em Goiás, tem um deputado federal e quer crescer politicamente. Eduardo Machado é um líder nacional (estreitamente ligado à presidente Renata Abreu, deputada federal) e regional do partido. Ele tem a simpatia de Iris Rezende. Frise-se que o vice for do Podemos, o deputado José Nelto pode divergir e bancar o professor Manoel Barbosa, do Conselho Estadual de Educação.

6 — Eduardo Prado (PV) — O deputado estadual-delegado diz que planeja disputar a Prefeitura de Goiânia. Mas o PV, sobretudo o ex-presidente Eduardo Zaratz, tem ligações com Iris Rezende. Portanto, se convidado para vice, é provável que Eduardo Prado acabe por aceitar a missão.

7 — Luis Cesar Bueno/PT — O PT tende a, mais uma vez, lançar a deputada Adriana Accorsi como “figurante” em Goiânia. Para marcar posição e deixar o nome da deputada na mídia para consolidá-la para o pleito de 2022. Mas uma corrente petista não vê com maus olhos a indicação do ex-deputado estadual Luis Cesar Bueno para vice do emedebista.

8 — Maguito Vilela/MDB — Se o vice for do MDB, o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia é o preferido de Iris Rezende. Porque une o partido e atrai eleitores que, em tese, não votariam em Iris Rezende.

9 — Paulo Daher/DEM — Se o DEM indicar o vice de Iris Rezende, o vereador é um dos nomes mais cotados para ser parceiro do prefeito.

10 — Romário Policarpo/Patriota — O presidente do Patriota em Goiás, Jorcelino Braga, é ligadíssimo a Iris Rezende. O prefeito e Romário Policarpo, apesar de uma divergência ou outra, têm forte ligação pessoal. Não está descartada, portanto, uma possível aliança entre o presidente da Câmara Municipal de Goiânia e o emedebista. Frise-se que Policarpo sustenta que pretende ser candidato a prefeito.

11 — Sandes Júnior/PP — A articulação política do PP em Goiânia passa pelo senador Vanderlan Cardoso, tanto que trocou o presidente metropolitano (saiu Sandes Júnior e entrou Abelardo Vaz). Vanderlan pode ser candidato a prefeito? Pode. Mas tem insinuado que prefere disputar o governo em 2022. O PP não descarta, porém, bancar o vice de Iris — que poderia ser Sandes Júnior ou Abelardo Vaz.

12 — Silvio Fernandes/DEM — Emedebistas dizem que, dos filiados ao DEM, é o vice preferido de Iris Rezende. Eles são amigos e moram no mesmo edifício, no Setor Marista, ao lado do Restaurante Tribo. Presidente do Ipasgo, Silvio é um gestor competente e contribuiu com Iris Rezende na organização da Previdência da Prefeitura.

13 — Vilmar Rocha/PSD — A rigor, Vilmar Rocha banca Francisco Júnior para prefeito de Goiânia. Mas, se Francisco for eleito, o PSD perde seu único deputado federal por Goiás — o que enfraquece a facção goiana em Brasília e nacionalmente. Se Iris Rezende for reeleito, com Vilmar Rocha na vice, o PSD mantém um parlamentar federal e ganha o vice-prefeito da capital de Goiás.

14 — Virmondes Cruvinel/Cidadania — Consta que Iris Rezende está de olho nas ideias e nas ações políticas do parlamentar. Ele diz que será candidato a prefeito. Mas o prefeito não ficaria nada insatisfeito de tê-lo como vice.

15 — Wilder Morais/Pros — Comenta-se que, neste momento, é o vice dos sonhos de Iris Rezende3. O prefeito não gosta de gastar dinheiro em campanha eleitoral e Wilder é o contrário — tem dinheiro sobrando para torrar. Sem contar que seu nome agrada ao governador Ronaldo Caiado. Wilder comenta que será candidato a prefeito, mas até seus aliados apostam numa possível composição com Iris Rezende.