Lista dos herdeiros políticos do governador Marconi Perillo

Como o governador Marconi Perillo, do PSDB, ainda é jovem — tem 52 anos —, é muito difícil falar em herdeiros políticos. Porém, como o próprio tucano-chefe está preocupado com sua sucessão, reformatando seu grupo político, o Jornal Opção elaborou uma lista com os nomes de alguns políticos que despontaram ou estão despontando.

A lista:

Vice-governador José Eliton divulga balança comercial do mês de junho. Crédito Wildes Barbosa (1)José Eliton — PP, mas a caminho do PSDB. O vice-governador deve assumir o governo em abril de 2018 e, como consequência, deve disputar a reeleição. Ele desponta no topo da lista.

 

 

 

Thiago Peixoto seria o preferido de Marconi Perillo em 2018 | Foto: Assembleia Legislativa/Arquivo

Thiago Peixoto — O deputado federal-secretário é a grande revelação política e técnica que o PMDB entregou de mão beijada para a base do governador Marconi Perillo. É filiado ao PSD. Tem chance de disputar o governo entre 2018, 2022 e 2026.

 

 

vecci (6)Giuseppe Vecci — Ao lado de Thiago Peixoto, Raquel Teixeira e Ana Carla Abrão, o deputado federal é um dos principais quadros técnicos forjados pelo tucanato. É cotado para disputar a Prefeitura de Goiânia e o governo do Estado. Vai se preparar, daqui pra frente, para ocupar um cargo executivo. Do PSDB.

 

 

Jayme RinconJayme Rincón — Executivo de primeira linha, tem o pique do governador Marconi Perillo, por isso se identificam tanto. Deve ser candidato a prefeito de Goiânia. Sua imagem de gestor eficiente, de técnico que arranca as ideias do papel e transforma-as em obras, está cristalizada. Mas não é mero técnico. Sabe articular politicamente e com rara habilidade. Do PSDB.

 

fabio_sousa1Fábio Sousa — Há quem aposte que se trata de um político de “gueto” e que, por isso, sempre terá dificuldade para se eleger para um cargo executivo. Pode até ser. Mas foi eleito muito bem votado tanto para deputado estadual quanto para deputado federal. Articula com facilidade e é eficiente. Seu trabalho na Câmara dos Deputados é reconhecida pelos colegas. Do PSDB.

 

Na foto Alexandre BaldyCrédito: DivulgaçãoAlexandre Baldy — Seu excesso de impetuosidade às vezes o coloca em rota de colisão com o governador Marconi Perillo. Mas o mundo é mesmo dos ousados. Deputado federal, deve ser candidto a prefeito de Anápolis. Adiante, planeja disputar o governo do Estado. Do PSDB.

 

 

virmondes - marcos kennedyVirmondes Cruvinel — É uma espécie de garoto de ouro do PSD do ex-deputado Vilmar Rocha. É articulado, tem conteúdo e está se preparando para, numa eventualidade, gerir a Prefeitura de Goiânia. Pode ser candidato a prefeito em 2016 ou ser vice de Jayme Rincón.

 

 

issy-quinanIssy Quinan — Trata-se de um garoto de 37 anos, prefeito de Vianópolis. Ainda é desconhecido, mas é articulado e planeja ocupar mais espaço na política regional. É do PP.

 

 

 

lucas_calilLucas Calil — O jovem deputado estadual do PSL ainda não tem experiência. Mas está buscando ocupar espaço e é atuante na sociedade. Pode surpreender.

 

 

 

lissauer-marcos-kennedy-alego-OKLissauer Vieira — O deputado que representa Rio Verde tem 34 anos, mas é maduro e articulado. Para crescer em termos estaduais, não pode, porém, ficar circunscrito à região Sudoeste. É do PSD.

 

 

 

delegado-waldir-fernandoWaldir Soares — PSDB. Falem mal ou bem, podem dizer que não tem consistência. Mas uma coisa é certa: tem votos. Resta saber se os eleitores que o apoiam para o Parlamento estariam dispostos a bancá-lo para o Executivo.

 

 

diego sorgatto marcos kennedyDiego Sorgatto — O deputado tem apenas um quarto de século de idade. É quase um menino. Mas é hábil politicamente e, por ser muito novo, é possível que, se não se perder nos desvãos da política, terá futuro positivo. É do PSD.

 

 

francisco junior - carlos costaFrancisco Vale Júnior — Sua fala é modorrenta, parece padres antigos falando. Mas, quando se escuta o que fala com atenção, percebe-se que se trata de um político articulado. Assim como Fábio Sousa, não pode circunscrever-se a “guetos”, no caso, os carismáticos da Igreja Católica. É fato que já articula mais com outros setores da sociedade. Do PSD.

 

henrique_tiburcio9Henrique Tibúrcio — Secretário do Governo, o ex-presidente da OAB-GO não tem experiência política, mas tem uma capacidade de aprender rápido, é articulado e, sobretudo, tem a simpatia pessoal de Marconi Perillo. É do PSDB.

 

 

heuler_cruvinelHeuler Cruvinel — Deputado federal pelo PSD, deve disputar a Prefeitura de Rio Verde. Tem futuro na política estadual? Só o tempo dirá. Mas tem capacidade de articulação.

 

 

 

rodrigo-zani-facebookRodrigo Zani — O garoto pretende disputar a Prefeitura de Nerópolis. Se ganhar, deve ser candidato a deputado estadual. É uma promessa do PSDB.

 

 

 

Alguns dos citados não devem se firmar na política e passarão, como os passarinhos. Mas alguns certamente terão futuro garantido. Quais, exatamente, ninguém sabe, pois o futuro nem a Deus pertence. E, claro, outros nomes poderão surgir. A vida é sempre rica em surpresas.

Pode um herdeiro do tucano surgir em outro partido que não seja da base governista? É possível. O deputado federal Daniel Vilela (PMDB), por exemplo, é um dos nomes. Observe-se que, ainda que por vias indiretas, Marconi Perillo é uma espécie de herdeiro de Iris Rezende.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.