No momento, há três pré-candidatos a prefeito consistentes a prefeito de Rio Verde: Lissauer Vieira, do PSD, Osvaldo Fonseca Júnior, do Republicanos, e Wellington Carrijo, do MDB.

Produtor rural e ex-presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Lissauer Vieira é um político articulado e experimentado. Gostaria de ter o apoio do prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, do União Brasil, para a disputa municipal.

Lissauer Vieira e Juraci Martins: um deles pode ser vice em Rio Verde? | Foto: Reprodução

Entretanto, Paulo do Vale já tem candidato, Wellington Carrijo, o que impossibilita o apoio a Lissauer Vieira. Há a possibilidade de Lissauer Vieira aceitar a vice do médico apoiado pelo prefeito? Não se sabe. Qual seria o jogo? Uma composição para 2026. Paulo do Vale (cotado para vice de Daniel Vilela ou candidato a senador) e Wellington Carrijo, se eleito, podem bancar Lucas do Vale para deputado federal e Lissauer Vieira para deputado estadual.

Osvaldo Fonseca Júnior, que não conseguiu se filiar ao PL e teve de se contentar com o Republicanos — que, na verdade, não é um partido fraco —, é um candidato consistente e tem chance de ser eleito prefeito. O que lhe falta é um grupo local forte. Uma aliança com Lissauer Vieira o fortaleceria, mas o ex-parlamentar quer ser candidato a prefeito e, se não for, a tendência é que faça uma composição com Wellington Carrijo.

Wellington Carrijo, pré-candidato do MDB a prefeito de Rio Verde | Foto: Reprodução

A deputada federal Marussa Boldrin pode apoiá-lo, mas, se o fizer, pode ser desautorizada pelo partido que preside em Rio Verde, o MDB. Porque o candidato do partido é Wellington Carrijo — devidamente bancado pelo presidente do MDB estadual, o vice-governador Daniel Vilela.

Obstinado, Osvaldo Fonseca Júnior não recua da disputa. Vai até o fim. E não deve ser subestimado pelo grupo do prefeito Paulo do Vale.

Apostas para vice e o agronegócio

Osvaldo Júnior e Jair Bolsonaro, em Goiânia | Foto: Euler de França Belém/Jornal Opção

A pergunta que mais se faz é: quem vai ser o vice de Wellington Carrijo? Há três nomes: Juraci Martins, Lissauer Vieira e Ricardo Rocha.

Juraci Martins foi prefeito de Rio Verde, por dois mandatos. Lissauer Vieira foi deputado estadual e presidente da Alego. O coronel Ricardo Rocha foi comandante da Polícia Militar em Rio Verde e é popular no município.

Por fim, com quem vai ficar o pessoal do agronegócio em Rio Verde? Deve-se dizer, antes, que, em defesa de seus negócios, os produtores mantêm uma unidade alta. Porém, em termos estritamente políticos, têm suas divisões. No município, há inclusive produtores ligados ao PT, como Flávio Faedo. A maioria, tudo indica, apoia a direita. O fato é que, no pleito de 2024, parte, talvez a maior parte, ficará com Wellington Carrijo, em larga medida por causa de Paulo do Vale, que é produtor rural. Parte ficará com Lissauer Vieira, se este for mesmo candidato. E alguns certamente acompanharão Osvaldo Fonseca Júnior. (E.F.B.)