Júnior Friboi planeja chapa com Iris Rezende para o Senado e Armando Vergílio na vice

Júnior Friboi, Iris Rezende e Armando Vergílio: dois políticos mais novos ladeiam um político mais experimentado e mais popular | Fotos: Fernando Leite/Jornal Opção

Júnior Friboi, Iris Rezende e Armando Vergílio: dois políticos mais novos ladeiam um político mais experimentado e mais popular | Fotos: Fernando Leite/Jornal Opção

Determinado, o pré-candidato do PMDB a governador de Goiás, Júnior Friboi, aposta que, no frigir dos ovos, vai conseguir convencer Iris Rezende a disputar o Senado. Não será fácil, há quem ache impossível. O empresário comenta com os aliados que a chapa ideal teria ele para o governo, o petista Antônio Gomide na vice e Iris para o Senado. É o time dos sonhos.

Agora, se não for possível, Friboi vai articular uma chapa alternativa, ressaltando que vai batalhar por Iris até 30 de junho, último prazo para as convenções partidárias. Nos últimos dias, o empresário aproximou-se do deputado federal Armando Vergílio, presidente do Solidariedade em Goiás. Os dois têm conversado com frequência. “O So­lidariedade é uma noiva querida e desejada”, admite um friboizista.

Se Iris não aceitar ser candidato ao Senado, Friboi tende a oferecer a vaga para Armando Vergílio, que diz que, de fato, o Solidariedade, se não lançar candidato próprio ao governo, vai participar de uma chapa majoritária. “Fazer parte da chapa majoritária é condição sine qua non para aceitarmos uma aliança”, sugere o deputado. Se Iris for para o Senado, possivelmente o líder do SDD irá para a vice de Friboi.

Com quase 1,5 minuto no programa de televisão, com um deputado federal, dois estaduais e 100 vereadores, além de instalado em 180 municípios, o SDD não é uma força política desprezível. Se fosse, seu apoio não estaria sendo disputado, quase a tapa, por quatro pré-candidatos a governador: Marconi Perillo, do PSDB; Antônio Gomide, do PT; Vanderlan Cardoso, do PSB, e Friboi.

Com quem mais o SDD pode compor? O mais difícil é compor com Marconi, pois o partido advoga alternância no poder, mudança. Hoje, Armando Vergílio está mais próximo de Friboi e, em segundo lugar, de Antônio Gomide. Ele também é cotado para ser vice de Gomide ou candidato a senador na chapa petista.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.