jovair ptb
Ao centro, de camisa azul, o presidente Jovair Arantes, ao lado da presidente nacional do PTB, Cristiane Brasil | Foto: Sarah Teófilo/ Jornal Opção

Uma brincadeira do presidente do PTB em Goiás, Jovair Arantes, durante o encontro estadual da legenda na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), foi um tanto infeliz. Com a presidente nacional, deputada federal Cristiane Brasil (RJ), ao lado, o presidente falava nomes de alguns prefeitos e comentava sobre as cidades.

Ao falar de Caldas Novas, Jovair brincou dizendo que todos querem ir para o município cujo foco é o turismo. “Quem quer ir para Caldas?”, perguntou, e grande parte dos políticos presentes levantaram as mãos e deram risada. “Caldas é fácil, quero ver querer ir para Cavalcante”, afirmou.

A presidente riu sem graça. “A senhora iria para Cavalcante?”, perguntou Jovair, ao que Cristiane respondeu afirmativamente. O deputado federal goiano, então, comentou: “Vai lá então visitar os kalungas.” Dessa ninguém riu.

A comunidade quilombola Kalunga foi criada a partir da luta de africanos escravizados na região onde hoje se situam os municípios goianos de Teresina, Cavalcante e Monte Alegre. Conforme informações do governo do Estado, a área ocupada pela comunidade foi reconhecida pelo Estado de Goiás, desde 1991, como sítio histórico que abriga o Patrimônio Cultural Kalunga.

A área é de mais de 230 mil hectares de Cerrado protegido e abriga mais de duas mil famílias, chegando a quase oito mil pessoas, segundo informações da Associação Quilombo Kalunga.

Leia mais:

Secretarias do governo federal apresentam proposta para proteção de crianças kalunga
Parlamentares querem ajuda do Ministério da Justiça para coibir abusos em Goiás
Audiência pública discute denúncias de abusos contra meninas do povo Kalunga