Jovair Arantes é apontado como o deputado federal mais atuante de Goiás

O Jornal Opção ouviu cinco prefeitos, três deputados federais, dois deputados estaduais e cinco líderes políticos goianos de expressão. Ao todos, foram ouvidas 15 pessoas. O jornal perguntou: qual é o deputado federal de Goiás mais atuante? E sugeriu alguns critérios: apresentação de projetos consistentes, apresentação de emendas para contribuir no desenvolvimento e crescimento de Goiás (apoio aos municípios e ao Estado), debates no plenário, ação nas comissões, relação com as bases políticas.

A maioria absoluta apontou Jovair Arantes como o deputado federal mais atuante de Goiás nesta legislatura. Mas quase todos disseram que é cedo para uma avaliação objetiva da ação dos parlamentares, porque assumiram há poucos meses e não puderam fazer “muitas coisas”. Chegaram a admitir que a avaliação de Jovair Arantes e Sandes Júnior leva em consideração mandatos anteriores.

O Jornal Opção publica apenas a lista dos dez mais bem “votados”. Flávia Morais, do PDT, aproximou-se do 10º colocado, Alexandre Baldy, mas no superou. Mas é vista como uma deputada qualitativa, sobretudo quando se trata de atendimento às suas bases eleitorais, às quais é tida como extremamente fiel. Pedro Chaves, do PMDB, e Heuler, do PSD, também são vistos como políticos dedicados às suas bases políticas. Opinião unânime sobre Magda Mofatto: articula mais para seus próprios interesses.

A lista dos mais bem avaliados:

jovair-arantes-facebook1- Jovair Arantes, do PTB. Foi apontado como o deputado federal de mais prestígio nacional e o que mais atua em defesa de suas bases e do governo de Goiás. Pode-se não gostar dele, porque simula ser um político fisiológico, mas é, segundo a avaliação dos entrevistados, um parlamentar atuante em defesa de seu Estado e de seus aliados. É visto como hors-concours. Disparado. Ele recebeu 15 votos.

Sandes jr2- Sandes Júnior, do PP. O deputado não é ideológico, não agrada a intelligentsia de seu Estado. Mas é atuante tanto no Congresso quanto no governo Dilma Rousseff em defesa do Estado. Os entrevistados sugerem que, nesta legislatura, está sendo mais discreto. No mandato anterior, era peça chave da relação do governador Marconi Perillo com o governo da presidente Dilma Rousseff.

fabio-sousa-facebook3 – Fábio Sousa, do PSDB. Os entrevistados dizem que ele chegou à Câmara Federal com discrição e, de repente, assumiu a Comissão de Ciência e Tecnologia e ganhou espaço na mídia nacional. É apontado como atuante. Os entrevistados sugerem que, se quiser crescer politicamente, precisa ser, do ponto de vista religioso, mais ecumênico. Fala-se que não entra em templo católico. Se for verdade, é um erro, pelo menos do ponto de vista político.

Na foto Giuseppe Vecci.Materia sobre entrevista com Giuseppe Ve4 – Giuseppe Vecci, do PSDB. O deputado está agindo fortemente nas comissões, inclusive na de Cultura. É consultado por seus colegas devido sua experiência em planejamento. Seus colegas apontam-no como um político de posições sólidas e um homem de ideias. Comentam que precisa articular mais, e de maneira mais aberta e democrática, com seus colegas de Parlamento.

 

Foto: reprodução/Facebook

5 – Marcos Abrão, do PPS. O jovem parlamentar é visto como uma grata surpresa. Seguindo a trilha aberta pela senadora Lúcia Vânia, sua tia, Marcos Abrão é apontado como um deputado que não pensa em fisiologismo e que articula em defesa de seu Estado em tempo integral. Em pouco tempo se tornou uma figura emblemática nas comissões quando o assunto é habitação. E está participando com firmeza das articulações nacionais do PPS, ao lado de Roberto Freire.

Deputado federal João Campos, do PSDB | Foto: Jornal Opção

6 – João Campos, do PSDB. O parlamentar padece do mesmo problema de Fábio Sousa: é pouco ecumênico. Mas no Congresso sua força vem em grande parte de ser um líder evangélico. Ele é procurado a todo momento pelas lideranças evangélicas de todo o país. Ao mesmo tempo, mantém uma atuação forte nas discussões sobre segurança pública. Em poucas palavras, é um deputado participante.

Deputado federa Rubens Otoni (PT) afirma que MP do seguro-desemprego não tira direito dos trabalhadores | Foto: Ascom/Câmara dos Deputados

7 – Rubens Otoni, do PT. Quem não acompanha de perto, ou só olha os debates em plenário, não percebe que o deputado é atuante. Mas quem pergunta aos prefeitos de Goiás, de vários partidos, percebe que trabalha em tempo integral. É um parlamentar dos bastidores, que sabe os bons caminhos de todos os ministérios. Pelo menos é o que dizem os entrevistados.

daniel-vilela-fernando-leite8 – Daniel Vilela, do PMDB. Deputados experimentados acreditavam que teria uma atuação tímida no seu primeiro mandato. De fato, não é um parlamentar que brilha na tribuna. Mas articula bem nos bastidores e comissões, além de manter ligação direta com o vice-presidente Michel Temer, articulador político do governo da presidente Dilma Rousseff.


lucas-ver9 – Lucas de Castro Sa
ntos, do Solidariedade. Conhecido como Lucas Vergílio, pensava-se que seria apenas uma sombra do pai, por ser muito jovem (tem menos de 30 anos). Mas começa a despontar, a apresentar projetos e a participar dos debates nas comissões. Fale-se que defende mais o setor de seguros do que a sociedade. Mas não é bem assim. Os entrevistados frisam que mantém relação construtiva com a sociedade civil e dialoga com todo mundo que o procura.

Na foto Alexandre BaldyCrédito: Divulgação10 – Alexandre Baldy, do PSDB. Com pouco mais de 30 anos, Baldy é articulado, atua firme nos bastidores do Congresso Nacional e mantém forte relação com o empresariado. Na defesa deste, não teme líderes políticos nem governos. É considerado um político posicionado. Não tem presença ativa no plenário, em termos de discursos, mas participa ativamente das articulações. Mas pelo menos cinco dos entrevistados fizeram uma crítica: conversa e futrica demais.

1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Eurânio Batista Alves Batista

O mais atuante Deputado Federal de Goiás é Jovair Arantes. Em todos seus mandatos tem correspondido a expectativa de seus eleitores do qual eu sou um deles. O que ele precisa fazer mais é ajudar o Atlético Clube Goianiense nosso time do coração.