José Luiz deve disputar Prefeitura de Rubiataba contra Padre Weber
16 abril 2023 às 00h18
COMPARTILHAR
Na disputa para prefeito de Rubiataba em 2020, um candidato, Padre Weber Sivirino da Costa, do PSD, deslanchou e foi eleito com 49,68% dos votos válidos. O ex-prefeito Agmar Ribeiro, do PTB, ficou em segundo lugar, com 26,75%. A bancária Sirlene Borba, do pP, foi a terceira colocada, com 22,03%.
No poder, por falta de experiência, Padre Weber não está indo muito bem e acumula desgaste político e administrativo. Comenta-se que teria dito que só disputara uma eleição, portanto não iria à reeleição em 2024. Porém, sob pressão de aliados e amigos, tende a disputar um segundo mandato.
Por mais desgastado que esteja, Padre Weber controla a máquina e tem aliados.
O grande risco para o prefeito é a possibilidade de o ex-prefeito José Luiz, do PSDB, disputar a eleição. Ele foi prefeito do município três vezes. É considerado “muito popular”, embora sua última gestão, a que antecedeu a de Padre Weber, não tenha sido positiva. Tanto que Dr. José Luiz, como é conhecido, não disputou a reeleição.
Porém, dada a gestão tida como ineficiente de Padre Weber, é provável que José Luiz volte ao cenário político, como candidato.
A um ano e cinco meses das eleições, José Luiz ainda não assumiu que poderá ser candidato. Talvez para evitar desgaste e ter de gastar dinheiro muito cedo. Mas aliados sugerem que será candidato. Há quem postule que poderá apoiar o radialista Waldir Barbosa, do PT, para prefeito. Ele é ligado à deputada federal Adriana Accorsi e foi filiado ao PSB durante 15 anos. É articulado e tem discurso afiado.
Sirlene Borba, que não foi bem na última eleição, é cotada para ser vice de José Luiz. Mas também, se José Luiz não estiver no páreo, há a possibilidade de a bancária disputar mandato de prefeita.
Quem conhece bem a política de Rubiataba é peremptório: a disputa será entre Padre Weber e José Luiz. (E.F.B.)