José Eliton melhora o cotidiano do indivíduo e conquista a sociedade

O indivíduo José Eliton está indo ao encontro dos demais indivíduos, notadamente dos desvalidos, com o objetivo de ampliar sua cidadania

José Eliton, governador de Goiás: mudanças que está fazendo usa estrutura existente e, portanto, não aumentam tanto os gastos do Estado

Pesquisas estão sendo feitas, mas ainda não foram divulgadas. Mas, observando a movimentação do governador de Goiás, José Eliton (PSDB), percebe-se que sua aceitação, como gestor, aumentou. Antes, com vice, aparecia bem menos. Agora, como administrador principal, ganhou o palco como protagonista.

Pesquisas de intenção de voto registram José Eliton em segundo lugar, atrás do senador Ronaldo Caiado, na disputa para governador. Ao mesmo tempo, apontam que não é conhecido da maioria da população. Portanto, a intenção de voto do postulante do DEM pode ser mais “conhecimento” do que o estabelecimento de um quadro fixo. É provável que as próximas pesquisas, embora mantenham o presidente do De­mocratas na frente, indiquem certo crescimento do tucano.

Mais do que fazendo política trivial, com a adoção de um discurso populista, José Eliton está governando com rigor, eficiência e responsabilidade. Ele está mostrando para a população — insatisfeita com tudo e todos — que sabe governar e, acima de tudo, é criativo. A imagem que está deixando cristalizada é que sabe resolver os problemas cruciais dos indivíduos, notadamente dos desvalidos.

Repórteres do Jornal Opção têm conversado com populares, que se dizem descrentes com os políticos. Um garçom do restaurante Mercatto talvez tenha sido preciso: “O Zé ‘Uéliton’” — pronunciou assim — “não fala, ele faz”. Outras pessoas se disseram impressionadas — admitindo que o governador oferece respostas aos problemas candentes dos indivíduos. Algumas sugeriram que vão esperar um pouco mais.

A classe média sublinha que está vivamente “impressionada” com a qualidade do gestor José Eliton, mas afirma que vai esperar um pouco mais antes de firmar uma posição. Mas não discorda de que está surpreendendo.

Políticos e empresários estão entre os mais surpresos. Eles dizem que José Eliton surpreende positivamente. Dizem que o governador dialoga com a sociedade, não tergiversa e, sobretudo, trabalha. “Ele faz política operando a máquina do Estado, sempre com eficiência, e isto é o que importa. Se estivesse fazendo só política, estaria errado”, afirma um líder empresarial.

O terceiro turno na saúde de Goiânia tem sido elogiado inclusive por médicos. Um médico do Materno-Infantil sublinha que se trata de uma “grande sacada”. Usar a estrutura do Estado para melhorar o atendimento da saúde em Goiás é uma “sacada de mestre”. Consta que, ao menos nos bastidores, Ronaldo Caiado, pré-candidato a governador pelo DEM e médico, teria ficado “impressionado”. O policiamento ostensivo nos terminais de ônibus e a presença de policiais à paisana nos ônibus, contribuindo para reduzir — às vezes, até zerar — o número de assaltos, tem agradado imensamente a população.

“É só começo”, afirma o tucano Jardel Sebba. “Há mais a fazer e mostrar”, afirma o presidente do PSDB, deputado federal José Vecci. “Não deixa de ser importante que as inovações de José Eliton não elevam, em larga escala, os gastos do Estado, porque usam a estrutura existente”, afirma o procurador de Justiça Demóstenes Torres, pré-candidato a senador pelo PTB. “No interior, José Eliton se tornou uma estrela de primeira grandeza”, pontua o deputado federal Sandes Júnior (PP). O jornalista e advogado Nilson Gomes corrobora: “Estive em Itapaci e vi a desenvoltura de José Eliton junto ao povo. Não se comporta de modo professoral e fala a linguagem das pessoas. Fiquei, positivamente, surpreso. Ele fala ao coração e à mente das pessoas, com um discurso direto, franco e aberto. Acredito que será reeleito”.

O indivíduo José Eliton está indo até os demais indivíduos, com o objetivo de transformá-los em cidadãos de fato. É o que Fernando Henrique Cardoso recomenda que os políticos devem fazer no livro recém-lançado “Crise e Reinvenção da Política no Brasil”, que deveria ser leitura obrigatória para todos os políticos — mesmo para aqueles que discordam das ideias do ex-presidente.

1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Luís

Não é verdade.
O maior erro é alegar o desconhecimento se o Sr. Governador tem elevado índice de rejeição; pouco inferior ao do Caiado (serpes)….