Jorcelino Braga, cotado para secretário da Fazenda de Caiado, diz que não volta ao setor público

O partido do qual é presidente, o PRP, elegeu um senador, Jorge Kajuru, e um deputado federal, Alcides Rodrigues, na chapa de Ronaldo Caiado

Jorcelino Braga foi secretário da Fazenda do governo de Alcides Rodrigues

O governador eleito de Goiás Ronaldo Caiado (DEM) não definiu o nome de seu secretário da Fazenda. Inicialmente, comentou-se, entre seus aliados, que o secretário seria um economista com experiência nacional, com passagens por São Paulo, Salvador e Paraná.

Mas sua principal fonte para dados sobre a economia do Estado, notadamente sobre arrecadação, tem sido o deputado estadual Lívio Luciano (Podemos), que é auditor fiscal e, por isso, é muito ligado aos demais auditores. O Fisco de Goiás é tido como um dos melhores do país. Há técnicos altamente qualificados. Quando secretários da Fazenda, Simão Cirineu e Ana Carla Abrão não levaram ninguém de fora para assessorá-los, porque perceberam que o corpo técnico do Estado é eficiente e sabe o que é preciso fazer, basta ter liberdade e comando seguro.

Lívio Luciano, portanto, é cotado para a Secretaria da Fazenda. Seu nome também sido citado para a Agência de Comunicação e também para assumir mandato na Assembleia Legislativa (ele é suplente).

O engenheiro Wilder Morais, atualmente senador, também é cotado. Mas o cargo “engessa” muito e, por isso, o integrante do DEM pode ir para um cargo, digamos, mais político.

Surgiu, na semana passada, mais um nome: o do empresário Jorcelino Braga. Aliados do ex-governador Alcides Rodrigues frisam que Braga é competente e foi um dos mais eficientes dirigentes da Sefaz — o que é confirmado pelo pessoal do Fisco.

Na campanha deste ano, Braga atuou como marqueteiro da campanha de Daniel Vilela, mas liberou o partido que preside, o PRP, para apoiar a candidatura de Ronaldo Caiado. Tanto que o vereador Jorge Kajuru —do PRP — foi eleito senador na chapa do candidato do DEM a governador.

Jorcelino Braga tem a simpatia tanto de Jorge Kajuru quanto de Alcides Rodrigues. Eles são amigos. Braga mantém relacionamento de longa data com Ronaldo Caiado. Mas quem conhece o empresário e marqueteiro sabe que não está pleiteando cargo. Ele é discreto e não pressiona.

“Não voltarei ao governo”

Jorcelino Braga entrou em contato com o Jornal Opção no domingo, 11, e disse: “Não existe a menor chance de voltar a cargo público”.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.