COMPARTILHAR

Joaquim Barbosa e Flávio Rocha: dois nomes para o eleitor optar para colocar no Planalto

Joaquim Barbosa, ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), está prestes a ingressar no PSB. Na quinta-feira, 29, ele foi visto numa padaria em Brasília, com o presidente da sigla, Carlos Siqueira, e o deputado federal Alessandro Molon, recém-filiado ao partido.

O namoro entre o ex-presidente do STF e o PSB vem desde o ano passado, não concretizado porque ele pediu e não teve garantia para ser o candidato à Presidência da República. Sabe-se que as resistências internas à candidatura dele ao Planalto diminuíram nas últimas semanas, na avaliação de que a candidatura de Joaquim Barbosa teria muitas chances de decolar, atraindo eleitores de esquerda, centro e até centro-direita, com potencial de “roubar” votos até de Jair Bolsonaro.

Outro de olho na candidatura ao Planalto, o empresário Flávio Rocha, dono da Riachuelo, se filiou ao PRB e foi lançado como o pré-candidato no dia 27, apresenta-se como alternativa “liberal na economia e conservadora nos costumes”. Defende a privatização de todas as estatais, inclusive a Petrobrás e os bancos. Será que a sociedade brasileira está preparada para guinada tão radical rumo ao liberalismo e ao capitalismo?