João Antônio, prefeito de Inhumas, é impopular, mas todo candidato tem a ver com ele
18 agosto 2024 às 00h00
COMPARTILHAR
O prefeito de Inhumas, o ginecologista-obstetra João Antônio Ferreira (PSD), não vive seus melhores dias. A buraqueira nas ruas, as falhas no recolhimento do lixo e as demandas na saúde corroeram seu prestígio. Nenhum dos três concorrentes a seu cargo o quer por perto nem pintado de ouro, mas o trio está relacionado umbilicalmente com ele, mesmo que negue.
São candidatos à prefeitura a médica Fabianne Leão (pP), o ex-deputado José Essado (UB) e o advogado Sebastião Mendanha Neto (PL).
O prefeito Dr. João tem 78 anos e é colega de geração de Zé Essado, 76 anos. Mais que isso: Zé & João estiveram juntos em dois pleitos em que foram derrotados (Essado perdeu todas as eleições nos últimos 20 anos). Dr. João foi vice de Zé na derrota para Luiz Otávio do Nascimento e Zé lançou João para prefeito quando fracassou para Dioji Ikeda em 2012.
O desenlace disso é a versão goiana do poema “Quadrilha”, de Carlos Drummond de Andrade:
O vice de Dioji, o empresário Edivaldo da Cosmed (PL), é novamente candidato ao mesmo cargo, agora com Neto,
que é casado com sobrinha do prefeito João Antônio e irmão do financista Hugo Mendanha,
que foi secretário de Finanças nos governos de Abelardo Vaz (2005 a 2012),
que voltou a ser prefeito em 2017 com Dr. João de vice.
No meio do mandato, alegando problemas de saúde, Abelardo renunciou à chefia do Executivo municipal para deixar a prefeitura com Dr. João, que ali continua até hoje.
Em seguida à renúncia, Abelardo Vaz foi nomeado no gabinete do senador Vanderlan Cardoso (PSD), que era aliado de Jair Bolsonaro e agora é da bancada de Lula da Silva, por isso colocou o “companheiro” Vaz na Codevasf em 2021 e lá ele continua, conciliando o comando com duas campanhas municipais, a de Izaura Cardoso, mulher de Vanderlan, em Senador Canedo, e de Neto em Inhumas.
Fabianne foi eleita vice-prefeita do município em 2020, mas rompeu com Dr. João quando saiu candidata a deputada federal junto com Ronaldo Caiado para governador em 2022.