Jean Carlo vai disputar mandato de deputado federal. É definitivo e incontornável

O deputado federal supera problemas como invasão de suas bases por aliados-rivais e mantém o bloco nas ruas

Deputado Jean Carlo vai disputar vaga na Câmara dos Deputados | Foto: Assembleia Legislativa

Circulou a “história” de que o deputado estadual Jean Carlo, do PSDB, havia renunciado à disputa de mandato de deputado federal. O que há de verdade?

No processo de articulação de uma candidatura a deputado federal — que é muito difícil e exige uma capacidade de trabalho sobre-humana, às vezes com o sacrifício até da família —, os adversários não são apenas os integrantes de outros partidos, mas também, e às vezes sobretudo, os próprios aliados. Aqui e ali, há uma crise e uma vontade de desistir. Mas, no final, prevalece aquilo para o qual se é vocacionado.

Jean Carlo, depois de uma vida bem-sucedida na iniciativa privada, foi eleito deputado em 2014. Na Assembleia Legislativa de Goiás, pautou-se por colocar o seu mandato a serviço da sociedade e do municipalismo. Não integra nenhuma bancadinha fisiológica e pensa grande, quer dizer, o interesse público é sua prioridade. Dado o sucesso de sua atuação, os aliados começam a incentivá-lo a disputar mandato de deputado federal, para fortalecer Goiás e seus municípios. No início, reticente, pensava disputar a reeleição. Aos poucos, cedeu.

O candidato a deputado federal Jean Carlo não é o candidato de Jean Carlo — é, isto sim, o candidato de um projeto político, de uma aliança. Tanto que, ao mesmo tempo que faz sua campanha, costuma dizer aos eleitores: “É fundamental elegermos José Eliton para governador e Marconi Perillo para senador”. Quer dizer, subordina seu próprio projeto a um projeto maior. Ele tem espírito público — o que é raro. E, politicamente, é leal — o que ainda é mais raro.

Na pré-campanha, e no início da campanha, eventualmente Jean Carlo percebia que alguns aliados, comportando-se como adversários, tentavam “cercar” alguns de seus aliados. Chocou-se com a desfaçatez. O advogado e executivo pensou em desistir, em retomar suas atividades na iniciativa privada? Sim, pensou.

Mas o espírito público prevaleceu. Jean Carlo é candidatíssimo a deputado federal. Na sexta-feira, 17, e no sábado, 18, participou de intenções articulações no interior. Suas bases exigem que dispute… e ele acata aquilo que os companheiros sugerem. É um democrata.

1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Vilmar Neto

Como vai ser candidato sem o apoio das principais lideranças de Itaberai. Wagner Ribeiro ex candidato e Lauriane Cleves, que foi a caixa da campanha passada. Todos estão apoiando Wemerson Raio de Sol e Roberto Balestra. Jean terá a maior decepção de sua carreira politica, sem apoio e sem dinheiro.