Irista diz que Iris Rezende pode bancar a candidatura de Maguito para prefeito de Goiânia

O aliado afirma que o prefeito teria dificuldade em fazer uma campanha pelas redes sociais, sem o corpo a corpo nos bairros

Um irista histórico permanecia irredutível até a semana passada. De alguma forma, concordava com a tese do ex-deputado federal Vilmar Rocha, presidente do PSD em Goiás: “Iris só é candidato quando diz que não será candidato”. Pois no sábado, 23, o irista de carteirinha recuou: “Não aposto mais na candidatura de Iris”.

“Por quê?”, inquiriu o estupefato repórter do Jornal Opção.

Maguito defende conciliação no MDB

Maguito Vilela: um dos nomes do MDB para a disputa a Prefeitura de Goiânia | Foto: Fernando Leite/Jornal Opção

O irista acrescentou: “Meu filho, por quê? Ora, Iris tem quase 87 anos, e, com a pandemia do coronavírus, não terá como fazer campanha no estilo corpo a corpo, visitando os bairros e conversando com as pessoas, sem intermediários. Não dá para imaginar Iris fazendo campanha pelas redes sociais. Não é o estilo dele, que se sentiria um peixe fora d’água”.

“Lembre-se que Iris tem uma filha médica, Adriana, por sinal, uma excelente médica, e ela certamente convencerá a família, além do próprio Iris, que não é hora de sair às ruas para lidar com campanha eleitoral”, afirma o irista.

Bem, se Iris Rezende não será candidato, em quem o MDB apostará na disputa pela Prefeitura de Goiânia? “Quero fazer um adendo. Se a pandemia cessar em julho, o que é difícil, Iris será candidato. Se não puder disputar, vai mesmo apoiar o ex-governador Maguito Vilela. Apesar de não ter simpatia pelo presidente do partido, ex-deputado federal Daniel Vilela, Iris aprecia, e muito, Maguito, a quem considera como amigo e sempre diz que é leal e companheiro.”

Iris Rezende indicará o vice? “O que sei é que Paulo Ortegal não se colocou no jogo, apesar das especulações. Ortegal não é o tipo de pessoa que pressiona para ocupar cargos ou por disputar eleição. Se for o vice de Maguito, o será por escolha direta de Iris Rezende, não por ele mesmo. Mas me falaram que Agenor Mariano, que é amigo de Daniel Vilela, também gostaria de ser vice, e estaria trabalhando para ser o companheiro de jornada de Maguito. Ressalvo que Agenor, que é secretário de Administração de Iris, nunca me disse nada.”

Iris Rezende: nome hors concours do MDB em Goiânia; se quiser, será o candidato, inclusive com o apoio de Maguito Vilela / Foto: Instagram

Ao final da conversa, o repórter insistiu: “O sr. avalia que há alguma possibilidade de Iris Rezende ser candidato?” O irista parece hesitar, mas acaba por dizer: “Com Iris, nunca se sabe. Ele é um político reservado e não se abre, de maneira ampla, com nenhum aliado, nem com os mais íntimos. O que posso dizer é que Iris é um político vocacionado para a gestão pública e ama a política. Tenho a impressão de que vontade de continuar, para concluir as obras estruturantes e para fazer novas obras, ele tem. Mas pode não estar disposto a enfrentar uma campanha pesada, com agressões e ataques. E, insisto, a pandemia do novo coronavírus assusta todo mundo, imagine a ele, que tem 86 anos. A família, que o apoia em tudo, inclusive se quiser disputar, desta vez tende a sugerir que fique em casa. Pode ser que, daqui pra frente, ele se torne o grande conselheiro político do MDB”.

Na opinião do irista, Maguito Vilela é um candidato consistente. “Há pesquisas que apontem que Iris Rezende até vence Vanderlan Cardoso no primeiro turno, mas pode perder para o senador no segundo turno. Já ninguém derrota Maguito Vilela no primeiro e no segundo turno. Isto pesa a favor do ex-prefeito de Aparecida de Goiânia.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.