Irismo avalia que, sem Kajuru, Maguito e Vanderlan no páreo, Iris pode ser reeleito em Goiânia
25 agosto 2019 às 00h00
COMPARTILHAR
Elias Vaz e Francisco Júnior podem adquirir estatura para enfrentar Iris Rezende. Mas no momento, sugerem eleitores, ainda não são páreos fortes
O prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), segundo iristas, “está contente com as pesquisas de intenção de voto que tem recebido”. Há cinco meses, sua situação não era das melhores. Mas as pesquisas qualitativas e quantitativas começam a mostrar outro quadro: a imagem do administrador está melhorando e está puxando para o alto a imagem do político. A ressalva é que as qualis são preocupantes porque sinalizam que os eleitores querem “renovar” — só não sabem ainda com quem. Mesmo quando dizem que o alcaide “melhorou”, os eleitores, nas qualis, dizem mais ou menos assim: “Iris já deu”. Portanto, querem trocá-lo.
Entretanto, as pesquisas mostram, daí a comemoração dos iristas, que os eleitores da cidade não consideram — pelo menos no momento — que Elias Vaz, do PSB, Virmondes Cruvinel, do Cidadania, Francisco Júnior, do PSD, Adriana Accorsi, do PT, e Major Araújo, do PSL, são adversários que podem ganhar de Iris Rezende. Apesar de terem mandato de deputado, ainda são pouco conhecidos. Mesmo os eleitores que sabem quem são os colocam num patamar abaixo do prefeito. Nenhum deles é visto como “grande político” e “grande administrador”. A história deles é apontada como “menor” do que a do emedebista.
Se os pesquisadores colocam os nomes do senador Jorge Kajuru, do Patriota, do deputado Delegado Waldir Soares, do PSL, do ex-governador Maguito Vilela, do MDB, e do senador Vanderlan Cardoso, do Progressistas, o quadro muda de configuração. Eles são mais conhecidos e, segundo os eleitores, têm estatura equivalente à de Iris Rezende. Entretanto, quando os quatro são retirados do páreo, o prefeito cresce e sua avaliação se torna mais substancial. Há um consenso, entre os eleitores, que Kajuru, Maguito e Vanderlan têm condições de derrotar Iris Rezende.