Iris Rezende define parte do secretariado, com Paulinho Graus na Secretaria de Obras

01 janeiro 2017 às 11h13

COMPARTILHAR
Lívio Luciano vai para a Secretaria de Finanças. Samuel Almeida é apontado como presidente da Comurg. Agenor Mariano e Paulo Ortegal estão na equipe

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB), ainda está compondo seu secretariado. Mas alguns nomes estão definidos ou praticamente definidos.
Secretaria de Obras
O vereador Paulinho Graus deve assumir a Secretaria de Obras. Ele pertence ao PDT e, na campanha, foi um dos entusiastas da campanha de Iris Rezende.
Presidência da Comug
O ex-deputado estadual Samuel Almeida, da Igreja Assembleia de Deus, é o nome mais cogitado para a Comurg. Na campanha, atraiu dezenas de evangélicos de proa para a campanha de Iris Rezende. Considera-se abandonado pelo tucanato. Há quem avalie que Almeida tem perfil para a Secretaria de Governo.
Secretaria de Finanças
Lívio Luciano, auditor do Fisco do Estado e ex-deputado estadual, será o secretário de Finanças. Ele entende do ramo e, de quebra, funciona como articulador político do primeiro time. É da cota pessoal de Iris Rezende.
Chefe de gabinete
Paulo Ortegal, apontado como diplomata e um ás em termos de organização, assume a chefia de gabinete. Ex-conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios, mantém uma ligação umbilical com Iris Rezende.
Embora discretíssimo, é hábil na articulação política, Paulo Ortegal é o principal responsável pela distensão das relações entre o prefeito de Goiânia e o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB).
Secretário de Governo
Agenor Mariano, político e técnico dos mais ligados ao peemedebista-chefe, será o secretário de Governo.
Quando Iris Rezende estava no ostracismo, considerado carta fora do baralho da política, Agenor Mariano não o abandonou em nenhum momento. Levava-o, inclusive, ao encontro de evangélicos.
Quando o peemedebista-chefe precisou de alguém para fazer o enfrentamento com o ex-prefeito Paulo Garcia, com o objetivo de distanciar o PMDB do petista, que estava muito desgastado, Agenor Mariano prontificou-se a fazer as críticas mais duras e pertinentes. Não hesitou um minuto. Chegou a ser perseguido por Paulo Garcia, que demitiu seus auxiliares, mas não contemporizou.
Outros secretários

Joel Santana Braga é o mais citado para a Secretaria da Educação. Tem sido mencionado como possível responsável pelo setor de ciência e tecnologia da prefeitura. Silvio Fernandes e o vereador Paulo Daher, ambos do DEM, são igualmente cotados para a equipe municipal.
Cotados para compor a equipe
O advogado militante Kowalsky Ribeiro é cotado para a Corregedoria ou para a Procuradoria. Ele é faz parte dos indicados por Samuel Belchior. Para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciências e Tecnologia, o nome mais cotado é de Macxweel Novais Ferreira, ligado ao PRB e ao deputado estadual Simeyzon Silveira (PSC): ele une dois grandes grupos, o da Igreja Universal do Reino de Deus e o da igreja Luz Para os Povos.
Também devem compor a equipe de Iris Rezende, mas os cargos ainda não foram definidos: Carlos Antunes Jr. (advogado e economista), Hugo Goldfeld (empresário), Dário Campos, Joás, Paulo Rassi, Márcia Carvalho, Filemon Pereira (assessor de Imprensa ou secretário de Comunicação), Ângela Moureira.