Iris Araújo é a principal adversária do Delegado Waldir na disputa pra deputado federal em Goiânia

Com Kajuru fora do páreo, a mulher de Iris Rezende e o deputado-delegado vão duelar pelos votos da capital

Arquivo

Pesquisa para deputado estadual e federal não tem a mínima importância. Porque, com a quantidade de candidatos a cargos proporcionais e com a votação necessariamente espraiada num Estado com dimensão de país grande (basta dizer que o território goiano é bem maior do que o de São Paulo e de vários países), não dá para mensurar, com propriedade, quais são os favoritos. Mas, como pesquisas são feitas, ainda que não divulgadas, vamos a alguns dados.

Em Goiânia, entre os seis favoritos para deputado federal estão, pela ordem, Jorge Kajuru (PRP), Delegado Waldir Soares (PR), Iris Araújo (PMDB), João Campos (PRB), Sandes Júnior (PP) e Vanderlan Cardoso (PSB). Como Jorge Kajuru garante que será candidato a senador, pode-se dizer que Iris Araújo e Delegado Waldir são os líderes na capital e aparecem bem na maioria dos municípios da Grande Goiânia.

De todos, Jorge Kajuru é o único que tem votos em toda a cidade e em todas as classes sociais. Iris Araújo avançou em Aparecida de Goiânia, superando por pouco Waldir Soares. Em Trindade, a deputada Flávia Morais é líder disparado, com certa folga em relação a Kajuru, Delegado Waldir e Tayrone di Martino. Em Senador Canedo, Vanderlan Cardoso é líder absoluto, seguido de Waldir Soares. As pesquisas sugerem que o capital político-eleitoral de Waldir Soares diminuiu, por não ser mais novidade, mas ainda é gigante e deve garantir-lhe a reeleição.

José Nelto tem de pôr as orelhas em pé. Em Goiânia, talvez devido à força de Iris Araújo — impulsionada pela estrutura criada por seu marido, o prefeito Iris Rezende (PMDB) —, não aparece muito bem. Se quiser reduzir a diferença, terá de multiplicar seu trabalho no interior. O deputado corre o risco de obter uma votação expressiva, mas ela servir, não para elegê-lo, e sim para consagrar Iris Araújo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.