Ibope: Marconi Perillo lidera, mas pesquisa sinaliza para segundo turno com Iris Rezende

Ronaldo Caiado permanece na liderança e Vilmar Rocha consolida-se em segundo lugar na disputa para o Senado

A pesquisa Ibope/TV Anhanguera divulgada na quarta-feira, 10, mostra o governador Marconi Perillo (PSDB) na liderança – com 38% das intenções de voto. O candidato do PMDB a governador de Goiás, Iris Rezende (PMDB), obteve 28% das intenções de voto – 10% a menos do que o postulante tucano. Vanderlan Cardoso, do PSB, tem 9%. Antônio Gomide, do PT, aparece com 7%. Marta Jane, do PCB, tem 1%. Somados, os outros candidatos têm 1%. Não sabem ou não responderam chegam a 11% (praticamente a diferença entre o peemedebista e o tucano).

A pesquisa não indica mudança no quadro. As pequenas alterações estão dentro da margem de erro. O Ibope desfaz um mito que estava sendo ventilado pela equipe de Vanderlan Cardoso, que vulgarizou a informação, sem nenhuma pesquisa, de que estava em ascensão. A pesquisa registra que o terceiro colocado não ameaça o segundo colocado – que está 19% pontos à frente. Já Marconi está 29% à frente do ex-prefeito de Senador Canedo. Noutras palavras, o quadro apresentado pelo Ibope não é positivo para o candidato do PSB. Mesmo sua diferença para Antônio Gomide, de 2%, está na margem de erro. A rigor, eles estão empatados. Curiosamente, o marketing eleitoral de Vanderlan Cardoso continua concentrando fogo cerrado no governador Marconi Perillo – desconsiderando que seu principal adversário, no momento, é Iris Rezende. Se o candidato do PSB estiver a serviço de Iris Rezende, para tentar garantir o segundo turno, sua política de confrontação com o primeiro colocado é apropriada. Se não estiver, é provável que se trate de um marketing mal formulado, com baixa percepção do quadro político-eleitoral real.

A pesquisa mostra que o quadro está polarizado entre Marconi Perillo e Iris Rezende. O detalhe positivo para as oposições é que a pesquisa sinaliza para segundo turno, pois Marconi Perillo tem 38% e os demais candidatos, somados, têm 46%.

Para senador

O deputado federal Ronaldo Caiado, do DEM, permanece na liderança para a disputa de mandato de senador – com 33%. A novidade – além de uma aparente estagnação de Caiado – é a ligeira ascensão de Vilmar Rocha, que, com 16%, aparece em segundo lugar, distanciando-se da segunda colocada, Marina Sant’Anna, que tem 11%.

A pesquisa, registrada no TRE de Goiás, ouviu 812 eleitores, entre 7 e 9 de setembro. A margem de erro é de 3%.

3 respostas para “Ibope: Marconi Perillo lidera, mas pesquisa sinaliza para segundo turno com Iris Rezende”

  1. João Carrijo disse:

    Não sou filiado a nenhum partido mas tenho dito e volto a repetir: no
    dia a dia, nas conversas com as pessoas, aqui em Goiânia (funcionários
    públicos, taxistas, cabeleireiro, vendedores, vizinhos, amigos, etc.),
    de dez, nove declaram, abertamente, que vão votar no Marconi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.