COMPARTILHAR

O ex-presidente pode moderar tantos os movimentos sociais quanto o próprio PT. Aí não teria o presidente da República nos calcanhares

Henrique Meirelles e Lula da Silva foto da Reuters

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, pode ser a ponte entre o presidente Michel Temer e o ex-presidente Lula da Silva. O ministro da Fazenda é amigo dos dois.

Consta que, antes de assumir o ministério, Henrique Meirelles fez sondagens a Lula da Silva, que teria sugerido que aceitasse o convite.

Henrique Meirelles, indicado para consertar a economia, pode acabar se envolvendo na seara política para moderar Lula da Silva, e este, por sua vez, moderaria os movimentos sociais e o próprio PT. Michel Temer enviou sinais de que quer paz, e não guerra.

Henrique Meirelles e Michel Temer 24

O que Lula da Silva ganharia em troca? O governo não pegaria no seu pé nem forneceria material para liquidá-lo politicamente. Aí o ex-presidente teria de lutar apenas noutros fronts —como a Justiça Federal, o Ministério Público e a Polícia Federal.

Lula da Silva parece um político emocional, mas, no fundo, é extremamente racional. Em pouco tempo, entenderá que, na sua situação (não está descartada a sua prisão), não é nada saudável ter um presidente da República nos seus calcanhares.