Há um forte equilíbrio de forças entre o governismo e o MDB na região Sudoeste de Goiás

Dos cinco maiores municípios, o MDB está forte em três e o governismo entre dois. O DEM é favorito em Rio Verde

Paulo do Vale: prefeito de Rio Verde | Foto: Reprodução / Facebook

A região Sudoeste tem algumas das cidades mais prósperas do Estado de Goiás, como Rio Verde, Jataí, Mineiros, Quirinópolis e Santa Helena. Alguns dos maiores produtores de soja do Brasil — como José Roberto Brucceli — estão radicados nos vários municípios.

Aleomar Rezende: candidato do MDB a prefeito de Mineiros | Foro: Facebook

Na arena política, para disputar as prefeituras, há um equilíbrio de forças. A cidade-polo da região, Rio Verde, conta com 132.809 eleitores. O candidato favorito é o prefeito Paulo do Vale, do Democratas. A oposição — com Osvaldo Fonseca Júnior, do MDB, tendo como vice Manoel Pereira, do PSD, e com o apoio do deputado federal Karlos Cabral — está mais encorpada, mas não será fácil enfrentar Paulo do Vale. Pesquisas indicam que os eleitores o avaliam como um gestor eficiente.

Humberto Machado: candidato a prefeito de Jataí pelo MDB | Foto: Reprodução

Em Jataí (68.256 eleitores), o favorito para prefeito é Humberto Machado, do MDB. Mas o governismo lançou o deputado estadual Zé Carapô, da DC, para enfrentá-lo.

O favorito em Mineiros (43.615 eleitores) é Aleomar Rezende, do MDB. É bancado pelo prefeito Agenor Rezende. A dentista e ex-vereador Flávia Vilela, do Democratas, é a candidata do governismo. Ela conseguiu montar uma frente ampla que inclui o PSB de Ivane Campos Mendonça, o PSDB de Marcelo do Vale e o PDT da deputada Flávia Morais. Seu padrinho político é o deputado federal José Mário Schreiner.

Gilmar Alves: prefeito de Santa Helena | Foto: reprodução

Em Quirinópolis (33.569 eleitores), o favorito é o prefeito Gilmar Alves, do MDB, até pelo excesso de candidatos. Mas a oposição está articulada e conta com nomes consistentes: Dalmo “Soró” Machado Borges (PL), Ronne Cezar Martins (PSD), Rodrigo Goulart (PSB), Anderson de Paula (PDT) e Júnior Capacete (PV).

João Alberto Rodrigues: prefeito de Santa Helena | Foto: Reprodução

Em Santa Helena de Goiás (28.271 eleitores), o favorito é o prefeito João Alberto Rodrigues (Patriota), filho do deputado federal e ex-governador Alcides Cidinho Rodrigues. Ele é governista.

Juntas, as cinco cidades contam com 304.520 eleitores, o que representa uma força considerável. Sem falar na força do PIB da região — um dos mais altos do Estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.