Há um acordo “secreto” para Iris apoiar Maguito Vilela para prefeito de Goiânia?

Maguito é cotado para ser o vice de Iris. Se disser que aceita a vice, o prefeito não o barrará. Mas aí o DEM vai apostar possivelmente em Wilder Morais, do Pros

O Jornal Opção fez a mesma pergunta a 10 emedebistas de Goiânia: “Quem vai ser o candidato do MDB a prefeito de Goiânia — Iris Rezende ou Maguito Vilela?” Todos disseram que o quadro está aberto e não há preocupação de definir o nome agora. Mas ressalvaram: “Se Iris Rezende quiser, até por ser prefeito, será o candidato. Ninguém vai contestá-lo, nem mesmo Maguito Vilela e Daniel Vilela”.

Maguito Vilela e Iris Rezende são aliados políticos há mais de 30 anos | Foto: Jornal Opção

A tese dominante é que Iris Rezende quer ser candidato a prefeito, porque avalia que tem chance de ser reeleito e quer concluir as obras que iniciou em 2019. Quer deixar um legado, o que o consolidará como um dos melhores prefeitos da capital — senão o melhor.

Mas há também os que avaliam que, sendo um realista absoluto, Iris Rezende vai examinar as informações, como pesquisas qualitativas — porque em pelo menos duas eleições foi “vítima” de números positivos excessivos de pesquisas quantitativas, e acabou sendo derrotado —, antes de se postar, em definitivo, como candidato.

A aliança com o governador Ronaldo Caiado (DEM) também fortalece uma possível candidatura de Iris Rezende. Por dois motivos. Primeiro, o gestor estadual tem capital eleitoral. Segundo, pode ajudar o prefeito a viabilizar algumas obras na capital. Do ponto de vista estritamente político, há duas questões. Primeiro, se candidato com o apoio de Caiado, terá de apoiá-lo para governador em 2022. Segundo, mesmo filiado ao MDB, não terá como hipotecar apoio a Daniel Vilela para governador na próxima disputa.

Quanto a Maguito Vilela, há um consenso de que quer disputar a prefeitura, mas nada fará para barrar Iris Rezende. O que se diz é que “há” um acordo “secreto” em entre Maguito Vilela e Iris Rezende. Na hora agá, o prefeito sairia do páreo para bancá-lo para prefeito.  É uma hipótese que pode se tornar tese. Mas, por enquanto, é apenas uma hipótese — e não a mais discutida pelos iristas.

Os entrevistados sugeriram outra possibilidade. Eles sabem que o DEM de Ronaldo Caiado quer bancar o vice, até para comprometer Iris Rezende politicamente, mas há outro caminho, exclusivamente emedebista: Maguito Vilela é cotado para ser o vice de Iris Rezende. Se disser que aceita a vice, o prefeito não o barrará. Mas aí o DEM vai apostar num candidato na capital, possivelmente Wilder Morais, do Pros. Este afirma que será candidato a prefeito, mas pode ser vice de Iris Rezende.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.