O PL tende a eleger dois deputados federais. O youtuber é o favorito. Professor Alcides e Magda Mofatto lutam pela segunda vaga

Não chega a ser uma crise, porque, afinal, eleição é uma incógnita. Mas talvez seja possível falar numa pequena crise no Partido Liberal em Goiás.

No melhor dos cenários, o PL pode eleger três deputados federais: Gustavo Gayer, Magda Mofatto e Professor Alcides Ribeiro. O trio é forte. O primeiro está presente nas redes sociais como nenhum político do partido e tem uma legião de seguidores. Será preciso verificar se tal multidão vai se transformar em votos — e é provável que sim.

Professor Alcides e Magda Mofatto: os deputados estão em guerra aberta | Fotos: Reproduções

Para eleger três deputados federais, o PL precisa obter cerca de 510 mil votos. É muito, mesmo para um partido estruturado e com recursos financeiros e tempo de televisão. Se o pré-candidato a governador Major Vitor Hugo for bem poderá contribuir para “puxar” os candidatos para cima; se for mal, pode puxá-los para baixo.

Se Gustavo Gayer obtiver cerca de 150 mil a 170 mil votos vai garantir a sua eleição. Porém, se tiver 200 mil votos, como o partido espera (acredita-se que será o Delegado Waldir Soares de 2022), pode contribuir para eleger mais um deputado.

Entretanto, se não tiver uma grande votação — ainda que se eleja, como é provável —, Gustavo Gayer não conseguirá “puxar” outro candidato (Delegado Waldir “puxou” Major Vitor Hugo, que obteve 31 mil votos, em 2018, porque obteve mais de 270 mil votos).

Gustavo Gayer: tido como hors-concours no PL | Foto: Reprodução

O PL corre o risco, portanto, de eleger, em vez de três, dois deputados federais. Um deles será Magda Mofatto ou Professor Alcides.

A guerra entre Magda Mofatto e Professor Alcides pelo controle político de algumas cidades, como Aparecida de Goiânia, reflete a possibilidade de um ser eleito e o outro ser derrotado. No momento, há quem postule, no PL, que Professor Alcides largou na frente. E um dos motivos é que, apesar de apoiar Gustavo Mendanha para governador, mesmo ele não sendo do PL, não comprou briga com Major Vitor Hugo. Pelo contrário, ele se dá bem tanto com o deputado federal quanto com o pré-candidato a senador do PL, Wilder Morais.

Como apoia Mendanha, e na linha de frente, emprestando toda a sua estrutura para o postulante do Patriota, Magda Mofatto entrou em rota de colisão com Major Vitor Hugo, o que teria enfraquecido parte de suas bases no interior. De qualquer maneira, a empresária é uma profissional da política e, como tal, pode acabar deixando Professor Alcides para trás.

Uma coisa é consensual no PL: uma vaga será de Gustavo Gayer. Magda Mofatto e Professor Alcides brigam pela segunda vaga e, ao mesmo tempo, torcem para serem “puxados” pela nova estrela do partido, o incensado e polêmico youtuber, que até derruba professor de escola particular (Colégio Visão, no Setor Bueno, em Goiânia).