Cada eleição tem sua própria história. Mas vale apresentar os números da disputa pela Prefeitura de Itumbiara em 2020.

Dione José de Araújo — o Dione da Famóveis —, de 63 anos, do União Brasil, foi eleito com 33,13% (16.640 votos).

Gugu Nader (Rubens Augusto Nader), de 49 anos, então no PSL (deve se filiar ao Avante nesta semana), obteve 27,95% (14.036 votos). Trata-se de uma votação expressiva, mas, relevante, perdeu para Dione Araújo.

Rogério Rezende, do PRTB, ficou em terceiro lugar — com 22,88% (11.491 votos).

O ex-prefeito José Antônio, do Republicanos, conquistou 16,04% (8.054 votos).

Os números significam que a eleição de 2020 foi muito disputada e que o prefeito não obteve 50% dos votos. Pelo contrário, ficou apenas com 33,13%.

Gugu Nader, Rogério Rezende e Zé Antônio, os derrotados, obtiveram, juntos, 33.581 votos. Ou seja, 16.941 votos a mais do que Dione Araújo.

Dione Araújo, prefeito de Itumbiara: forte para a reeleição | Foto: Leoiran/Jornal Opção

O quadro de 2024 — a disputa se dará daqui a seis meses — será semelhante ou a polarização se dará tão-somente entre Gugu Nader e o prefeito Dione Araújo?

No momento, de acordo com as pesquisas de intenção de voto, Dione Araújo e Gugu Nader estão polarizados. Estão praticamente empatados.

O empate técnico, digamos assim, sugere que os candidatos são fortes, muito fortes. Com o adendo de que, não estando com a máquina pública, Gugu Nader mostra que é um político extremamente popular. Mas, se a máquina fizer a diferença, Dione Araújo pode ser reeleito.

Por mais desgaste que tenha, é muito difícil um prefeito perder a reeleição. Integrantes do União Brasil, da cúpula, disseram ao Jornal Opção que, embora seja “durão”, Dione Araújo “é um prefeito eficiente” e tem o que mostrar. Aliados de Gugu Nader contrapõem: “O prefeito é um artista do asfalto-sonrizal. Parte do que foi feito por Dione está se desfazendo com algumas chuvas”.

O vice de Gugu Nader — o político do panelão — será Alfredo Silva Araújo, de 63 anos. Professor Alfredo, como é conhecido, é um empresário respeitado em Itumbiara. Como Gugu Nader tem a imagem de ser “brincalhão”, o empresário pode conferir mais seriedade à chapa. (E.F.B.)