Vai ser difícil, até muito difícil, mas políticos ligados ao governador Ronaldo Caiado, do União Brasil, vão tentar a formatação de uma ampla aliança política para bancar a reeleição do prefeito de Itumbiara, Dione Araújo, do União Brasil.

O deputado estadual eleito Gugu Nader, do Agir, foi bem votado em 2022 e seria um rival difícil para Dione Araújo. Mas ele tem afirmado que não vai disputar eleição para prefeito em 2024, daqui a um ano, oito meses e alguns dias. O ex-vereador afirma que precisa de um tempo e planeja concluir seu mandato de deputado, por intermédio do qual projeta levar recursos para Itumbiara, sua principal base eleitoral, e para outros municípios da região Sul do Estado.

Como Gugu Nader não planeja disputar mandato de prefeito — o que não significa necessariamente que não vai disputar —, forças aliadas de Ronaldo Caiado vão trabalhar, a partir de agora, na formatação de uma chapa com Dione Araújo para prefeito e um aliado de Gugu Nader para vice.

Dione Araújo, prefeito de Itumbiara pelo União Brasil | Foto: Facebook

O líder do Agir, articulador hábil — foi um dos primeiros apoiadores de Bruno Peixoto para presidente da Assembleia Legislativa —, planejava lançar o Professor Alfredo para prefeito. Porém, o empresário da área de educação teria desistido de pleitear mandato em 2024. Consequentemente, o grupo do deputado eleito ficou sem representante para a disputa. Por isso, a tendência é que um de seus aliados, como o Professor Alfredo, seja o vice do prefeito. Frise-se que Gugu Nader nunca comentou nada a respeito e, quando inquirido por repórteres, costuma dizer que a gestão de Dione Araújo enfrenta “desgaste enraizado”.

Dione Araújo é um político sério, mas, como pegou uma prefeitura desarranjada, teve de colocá-la nos eixos, nos dois primeiros anos. Agora, com a casa em ordem, é provável que sua gestão deslanche.

O fato é que, no momento, Dione Araújo não tem um adversário consistente para a disputa. Pode até aparecer, mas ainda não há nenhum sólido para enfrentá-lo. E, se a parceria com Gugu Nader for fechada, poderá se considerar reeleito. O prefeito é um dos políticos mais ligados ao governador Ronaldo Caiado, que tem apreço por ele, por causa de sua seriedade e lealdade. “Dione às vezes é até turrão, mas é um político que não trai, e é decente”, sugere um político da cidade.