Como a campanha do candidato a governador de Goiás pelo Patriota, Gustavo Mendanha, não decolou, a crise instalou-se no partido e em sua base.

Jorcelino Braga, que realmente trabalha e evita barracos, permanece silente. Mas a turma ligada a Tatá Teixeira, vulgo Trator de Aparecida, não para de atacar o presidente do Patriota, como se ele fosse responsável por Mendanha não melhorar seus índices nas pesquisas. Braga é um marqueteiro eficiente, mas não é mágico. Quem deixou o ex-prefeito para trás, bem para trás, não foi o marqueteiro, e sim o governador Ronaldo Caiado, do União Brasil.

Tatá Teixeira: o Trator de Aparecida | Foto: Folha Z

No interior, quando a estrutura do Patriota é ligada a Braga, o material — o que inclui dinheiro — não está chegando. Por isso, em algumas cidades, a campanha de Mendanha está praticamente desativada. Talvez por isso ele esteja despencando e Ronaldo Caiado crescendo.

Jorcelino Braga: empresário, marqueteiro e presidente do Patriota | Foto: Divulgação

No momento, por sinal, Mendanha está concentrando sua campanha na Grande Goiânia e na televisão. Para passar a impressão de que a campanha não acabou. Mas os aliados do interior estão debandando cada vez mais, por falta de expectativa de poder e, sobretudo, falta de dinheiro.