Os tucanos de Bela Vista filiaram no PSDB um caiadista, Leonardo da Avestruz, que pertencia aos quadros do DEM
Ninguém contou ao governador Marconi Perillo ou ao presidente Afreni Gonçalves, mas o diretório do PSDB de Bela Vista, na Grande Goiânia, está dominado por fãs apaixonados do senador Ronaldo Caiado, do DEM.
No fim de semana passado, quando se fechou a janela do troca-troca de siglas, os tucanos daquela cidade filiaram no PSDB um caiadista, Leonardo da Avestruz, então dos quadros do DEM.
A história é sui generis: o prefeito local, Eurípedes do Carmo (PSC), é irmão de Oídes do Carmo, chefe do campo Campinas da Igreja Assembleia de Deus, e do ex-deputado estadual Luiz Carlos do Carmo.
Falta uma qualificadora para Luiz Carlos: ele é primeiro suplente de Ronaldo Caiado. Em uma hipotética vitória do democrata a governador, herdaria a vaga no Senado.
O prefeito é apoiado por uma ampla aliança, que inclui os tucanos. Seu secretário mais forte, tido como primeiro-ministro, é Vanderlan Celso e Silva, ex-prefeito por dez anos, inelegível por outros dez e há oito com Eurípedes do Carmo na prefeitura.
Vanderlan Celso e Silva é pai de Leonardo, empresário muito rico desde os tempos em que a família atraía clientes para a Avestruz Master. Empreendedor, Leonardo da Avestruz está numa bem-sucedida parceria com Pereira do Laticínio, diretor da grande empregadora local, a Piracanjuba.
Leonardo da Avestruz saiu do DEM para o PSDB e Vanderlan Celso e Silva deixou o PMDB para entrar no PSB, com articulação do prefeito.
Na eleição de 2014, o grupo de Eurípedes do Carmo apoiou Ronaldo Caiado para senador e, para governador, outro Vanderlan, o Cardoso.
Afreni Gonçalvews, que preside o Diretório Regional, tem vetado alianças com caiadistas e braguistas, os últimos ligados ao ex-secretário Jorcelino Braga.
Deixe uma resposta