Sob o comando indireto de Marlúcia Dourado, o PSC não estava apoiando candidato a deputado federal e deputado estadual do partido no município

Marlúcia Dourado e Vanuza Valadares | Foto: Reprodução

O deputado federal Glaustin da Fokus, um dos principais empresários de Goiás, chegou atropelando em Porangatu. Ao visitar a cidade e conversar com lideranças locais, o parlamentar descobriu que os líderes do PSC no município não estavam apoiando candidatos do partido para deputado federal e deputado estadual.

A cúpula local do PSC, de acordo com líderes estaduais, estava apoiando a reeleição do deputado federal José Nelto, filiado ao pP, e Givago Valadares, pré-candidato a deputado estadual pelo PRTB. “Não apoiar candidatos do partido que se dirige caracteriza infidelidade partidária”, postulam um líder do PSC.

A chefe de fato do PSC em Porangatu é Marlúcia Leite Dourado (o presidente é José Armando), considerada uma das mais eficientes auxiliares da prefeita Vanuza Valadares, mãe do engenheiro Givago Valadares. “Marlúcia é articulada, uma pessoa de bem, mas não tem compromisso com os pré-candidatos do PSC”, afirma um aliado local de Glaustin da Fokus.

Capitão Pires, Glaustin da Fokus e Mariozan Lemos | Foto: Divulgação do PSC

A presidência do PSC será assumida por um aliado do vice-prefeito, o Capitão Pires (militar da reserva do Exército), do Agir. Sobretudo, o aliado, assim como o Capitão Pires, apoiará a reeleição de Glaustin da Fokus. O parlamentar começou a montar uma estrutura político-eleitoral no município. Ao contrário do que dizem alguns aliados da prefeita, Glaustin da Fokus teria enviado recursos para a cidade.

Comenta-se na cidade que a prefeita Vanuza Valadares, uma política articulada, vai tentar retomar o controle político do PSC para seu grupo. O senador Luiz Carlos do Carmo, do PSC, estaria sendo sondado sobre a possibilidade de entrar em campo e repor Marlúcia Dourado no comando do partido (por intermédio de José Armando).

Na semana passada, o grupo de Vanuza Valadares perdeu o controle do Podemos. O presidente metropolitano do partido, Felipe Cortês (pré-candidato a deputado estadual), apresentou argumento parecido com o de Glaustin da Fokus. Sob o comando de aliados da prefeita, o Podemos não estava apoiando nenhum candidato a deputado federal e a deputado estadual do partido em Porangatu.

De acordo com Felipe Cortês, Vanuza Valadares também foi destituída da presidência do Podemos Mulher no Estado. O deputado federal José Nelto, que é apoiado pela prefeita, imediatamente entrou em campo e prometeu levá-lo para o partido Progressistas. A ação do parlamentar foi vista como “falta descortesia” pelo atual comando do pP na cidade.