Grandes eventos culturais do Estado serão mantidos por Caiado

Equipe da Secretaria de Cultura, que será criada nos próximos dias pela reforma administrativa do novo governo, já trabalha na organização do 21º Fica

Palco com atrações musicais do Canto da Primavera, em Pirenópolis | Divulgação

Está garantida, neste ano, a realização dos grandes eventos culturais patrocinados pelo governo do Estado, como o Festival Internacional de Cinema Ambiental (Fica) e o Canto da Primavera. A informação é do escritor Edival Lourenço, que será efetivado como titular da Secretaria de Cultura, logo que ela for criada pela reforma administrativa a ser apresentada nos próximos dias pelo governador Ronaldo Caiado.

Edival afirma que sua equipe já está trabalhando na organização do Fica que, neste ano, chega à sua 21ª edição, sempre na cidade de Goiás. Por enquanto, disse o escritor, esse trabalho consiste em tratativas para a avaliação do que funcionou ou não nas edições anteriores. O objetivo, neste ano de ajuste fiscal profundo, é “fazer mais com menos”. “Economia é a palavra de ordem”, comentou o futuro secretário que, por enquanto, ocupa o cargo de superintendente de Cultura, vinculado à Secretaria de Educação, Cultura e Esporte.

Além de administrar os grandes eventos, a futura Pasta também cuidará da gestão dos grandes espaços mantidos pelo Estado, como os centros culturais Oscar Niemeyer e Gustav Ritter. Segundo Edival, Ronaldo Caiado quer que as ações culturais incentivadas pelo governo cheguem a todos os municípios goianos, inclusive os menores e mais distantes.

Outra recomendação do novo governador a Edival é que se mantenha um efetivo movimento de exteriorização da cultura goiana. Ou seja, quer que as manifestações culturais do Estado cheguem ao circuito nacional e também ao exterior. “Vamos trabalhar em sintonia com todas as novidades culturais, inclusive com tecnologias de ponta, mas também valorizando e resgatando nossa memória”, disse ele.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Marcos

Que tal pagar o Fica 2018 antes de organizar o de 2019?