Governo costura um frentão para Dione Araújo crescer e tentar superar Gugu Nader
30 agosto 2020 às 00h00
COMPARTILHAR
Se conquistar o apoio do Progressistas, sobretudo do médico Murilo Borges, o pré-candidato do Democratas pode tentar virar o jogo em Itumbiara
Houve uma reviravolta na política de Itumbiara. No início, o pré-candidato do Progressistas, o psiquiatra Murilo Borges, saltou para o primeiro lugar e lá ficou, durante certo, praticamente incontestável. Entretanto, talvez por falta de experiência, não buscou alianças, não articulou com os vários grupos políticos. Queria ser aclamado pela sociedade de Itumbiara. Só que esqueceu de que, na política e no futebol, é preciso combinar com os “russos”. No caso, “russos” são os demais pré-candidatos.
Enquanto Murilo Borges comprazia-se com os primeiros números da pesquisa, comemorando-os, os outros pré-candidatos trabalhavam, dialogavam com as forças políticas do município. Crentes, e com razão, de que não se ganha eleição por antecipação, foram comendo pelas beiradas, como apreciam dizer.
Aos poucos, Murilo Borges começou desidratar-se, não por ser um nome ruim, e sim por carência de articulação política. Gugu Nader, do PSL, fez a lição de casa, por entender que “poste” — que não se move — não ganha eleição. Por isso, auxiliado pelo deputado federal Delegado Waldir Soares, Gugu Nader foi à luta.
Na verdade, nunca esteve tão atrás de Murilo Borges. Esteve sempre na cola, ao lado do vereador Rogério Rezende, do PRTB, que também é forte politicamente. Para crescer para além de sua estrutura, Gugu Nader compôs com o MDB do Professor Alfredo da Unopar, uma pessoa respeitada na cidade, tendo sido inclusive secretário da Educação e é diretor de uma faculdade. Agora, somados, PSL e MDB representam uma armada poderosa — pronta para a guerra. O presidente do MDB estadual, Daniel Vilela, disse a Gugu Nader que está 100% fechado com sua candidatura.
Há quem aposte que Rogério Rezende terá sua candidatura barrada pela Justiça. O fato é que não foi barrado e segue embolado no pelotão de frente. Mas pode acabar sendo vítima da polarização que se anuncia.
A tendência hoje, segundo pesquisa do instituto Serpes, é uma polarização entre Gugu Nader, Dione Moura, do Democratas, e Rogério Rezende.
Gugu Nader descolou-se, assumindo uma liderança folgada, mas não confortável, porque o jogo só está no início. Dione Moura é o candidato do governador Ronaldo Caiado e teria conquistado o apoio do empresário Alberto da Caramuru. Começou lá atrás e foi crescendo de maneira consistente, afigurando-se já em segundo lugar, atrás de Gugu Nader. Com base na estrutura e no apoio do governador, que é bem avaliado, a tendência é que se aproxime do postulante do PSL, com possibilidade de superá-lo.
Se Gugu Nader fez a lição de casa, ao atrair o MDB, Dione Moura também pode fazer a sua, tentando conquistar o apoio de Murilo Borges. Há quem aposte que, na hora agá, o Progressistas pode retirar a candidatura do médico para subir no palanque do pré-candidato do Democratas. É uma possibilidade. Mas será mais inteligente e lógico atrair Murilo Borges, sem esvaziá-lo. Porque de nada adianta levar o partido, mas não os votos.