Governismo prevê “vitória fácil” de Paulo do Vale em Rio Verde. Oposição lança 4 candidatos
06 setembro 2020 às 00h00
COMPARTILHAR
O MDB banca Osvaldo Júnior e o PDT lança o deputado Karlos Cabral. O PT vai de Vavá de Paula e o PSDB segue com Clailton Filho
Ancorados em pesquisas qualitativas e quantitativas, dois integrantes da intellingentsia do partido Democratas avaliam que o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, tende a ser eleito com mais de 50% dos votos válidos. “Talvez 60%”, afirma um deles. “Há uma guerra de pesquisas, às vezes duvidosas, mas as realmente sérias apontam um favoritismo disputado do postulante do partido Democratas.”
Segundo um dos formuladores políticos do governo de Ronaldo Caiado, a frente de Paulo do Vale é tão considerável que ele decidiu bancar um aliado, Danilo Pereira, para vice. “Poderia ter buscado uma composição, mas optou por colocar na vice uma pessoa de sua confiança. O motivo é um só: o prefeito sabe que sua frente, em comparação com os outros quatro pré-candidatos, é intransponível”, diz um aliado.
Se o prefeito está convicto de que será reeleito, o deputado estadual Karlos Cabral, com base em pesquisa feita recentemente, avalia que o quadro político-eleitoral não está decidido. Um de seus aliados sustenta que, embora não pareça, o quadro está aberto. Ele sugere que, assim que começar a campanha, quando o eleitorado ficar sabendo que há uma oposição com um projeto alternativo para melhorar Rio Verde para todos, o quadro poderá mudar. Um aliado de Karlos Cabral postula que, segundo os dados atuais, o parlamentar do PDT “é o único que pode derrotar o prefeito”.
O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Lissauer Vieira, é apontado como aliado de Karlos Cabral, mas não para a disputa em Rio Verde. “Eles são amigos e aliados, mas Lissauer assumiu compromisso com o governador Ronaldo Caiado, do Progressistas, que aconteça o que acontecer bancará a candidatura de Paulo do Vale. Sem o apoio do deputado do PSB, a campanha do Karlos não tem chance contra a máquina eleitoral do Paulo do Vale”, afirma um vereador. Há a possibilidade de o Solidariedade e, até, o PSDB bancar sua candidatura.
O presidente do MDB, Manuel Cearense, afirma que o médico Osvaldo Fonseca Júnior não vai recuar, será candidato e não aceita, de maneira alguma, a vice de Karlos Cabral. Ele garante que Osvaldo Júnior está “empolgado” e tem chance de derrotar tanto Paulo do Vale quanto Karlos Cabral.
Há possibilidade de aliança entre Osvaldo Júnior e Karlos Cabral? Manuel Cearense diz que só se Karlos Cabral aceitar a vice do candidato do MDB. “Nós estamos de convenção marcada e vamos ganhar a eleição, surpreendendo os incrédulos”, afirma um líder emedebista.
Em Rio Verde, à exceção de Paulo do Vale e talvez do candidato do PT, todos querem o médico e ex-prefeito Juraci Martins como vice. Osvaldo Júnior acha que saiu na frente, pois, um pouco antes, era cotado para ser vice de Juraci Martins. Agora, acredita que poderá tê-lo como vice. Karlos Cabral também trabalhar para conquistá-lo para vice.
Juraci Martins se tornou objeto de desejo político de Osvaldo Júnior e Karlos Cabral porque é considerado um político popular. Com problemas de saúde — históricos (cardíacos) — e por causa da pandemia do novo coronavírus, ele desistiu de ser candidato a prefeito.
Aliados de Paulo do Vale contrapõem que Juraci Martins ficou “com medo” de disputar com o prefeito e perder. Eles duvidam que o ex-prefeito aceite ser vice tanto de Osvaldo Júnior quanto de Karlos Cabral. A derrota de qualquer um deles será atribuída a Juraci Martins, se estiver na vice, dada sua maior experiência política.
Manuel Cearense garante que, se for vice, Juraci deve ser companheiro de chapa de Osvaldo Júnior.
A cúpula do PSDB afirma que vai bancar Clailton Filho, um estudante de Odontologia de pouco mais de 20 anos, para prefeito. Mas há quem aposte que Clailton Filho — ou Lucileia Perpétuo — poderá ser vice de Karlos Cabral, no caso de este não convencer Juraci Martins a ser seu vice. Já emedebistas afirmam que o ex-governador Marconi Perillo tende a colocar o PSDB como aliado de quem fizer oposição firme ao prefeito Paulo do Vale.
O PT vai bancar o professor e advogado Valdemar “Vavá” de Paula para prefeito. Falta-lhe estrutura políitica e financeira, mas é um nome respeitado pela sociedade de Rio Verde.