Frentão do Bem: oposições planejam lançar um único candidato a prefeito em Porangatu
23 julho 2023 às 00h00
COMPARTILHAR
Na história de Porangatu nem um prefeito (ou ex-prefeito) havia sido investigado pela Polícia Federal. Pois, de repente, tudo mudou. O ex-prefeito Eronildo Valadares (considerado como o político mais anti-PT e anti-presidente Lula da Silva do Norte de Goiás) e a prefeita Vanuza Valadares (Podemos) foram, recentemente, investigados pela PF, que esteve na cidade com vários agentes em busca de documentação a respeito de supostas falcatruas no setor de Saúde (que recebe recursos federais). A cidade ficou em polvorosa e à espera de novas diligências.
A partir de agora, Eronildo Valadares e Vanuza Valadares vão responder a processo na Justiça Federal. Então, é importante dizer duas coisas. Primeiro, não é possível sugerir que serão condenados e presos. Segundo, não se pode indicar que o processo, esboçado, não dará em nada. O que foi colhido em Porangatu está sendo examinado. Portanto, é preciso aguardar, e com cautela, antes de fazer julgamentos peremptórios.
Vanuza Valadares quer trocar o Podemos pelo União Brasil. Consta que a filiação será em breve. Porém, no caso de uma condenação por parte da Justiça Federal, como ficará o União Brasil, partido que, pelo menos em Goiás, tem a imagem de ser rigoroso contra a corrupção? Simples: se alguma coisa for comprovada contra a gestora municipal, basta expulsá-la.
No momento, a gestão de Vanuza Valadares melhorou e seus adversários não podem subestimá-la. Com o apoio do deputado José Nelto — que não tem a mínima simpatia por Eronildo Valadares (que seria o verdadeiro foco do desgaste da prefeita) —, a prefeita conquistou recursos financeiros e começa a recuperar a infraestrutura da cidade. A possibilidade de reeleição está no horizonte… da realidade.
De qualquer maneira, as oposições, preocupadas com a moralidade pública, estão se reunindo para debater a escolha de uma única candidatura a prefeito. Porque, se forem lançados três (ou mais) candidatos consistentes, aumentam as chances de vitória de Vanuza Valadares. Porém, com apenas dois candidatos — um da oposição e a prefeita —, as chances de vencê-la são reais.
Numa reunião, realizada na semana passada, com a participação direta do PT do presidente Lula da Silva, representado pelo bancário José Uilton e pela Professora Vildete, vários políticos compareceram para discutir a constituição de uma frente ampla das oposições. Consta que, ao saber da reunião, sobretudo das pessoas que compareceram, Vanuza Valadares ficou “preocupada”. Estaria, inclusive, disposta a trabalhar para dividir o frentão das oposições.
Um dos motivos da suposta “preocupação” de Vanuza Valadares foi com o fato de o PT não apenas ter participado da reunião; na verdade, a cúpula do partido coordenou-a.
Márcio Luis da Silva, o empresário Rafael do Charque, o Coronel Polidório e o médico Humberto Novais não compareceram. Márcio Luis, como presidente da Facieg, está abdicando das questões políticas, embora oriente um ou outro aliado. Coronel Polidório, de acordo com uma fonte, pode até ser candidato a prefeito, mas, por receio de perseguições, não vai discutir o assunto neste momento. O PL do senador Wilder Morais está de olho grande no seu passe político. Rafael do Charque também é outro objeto de consumo político do PL. Há quem postule que uma chapa com Rafael do Charque (gestor eficiente na área privada) e Coronel Polidório (respeitado pela população, dada sua seariedade) será imbatível.
Há outros nomes para a disputa, como o Capitão Pires, vice-prefeito, que está rompido com a prefeita Vanuza Valadares. O ex-prefeito Pedro Fernandes, do pP, também colocou seu nome à disposição. O advogado Ivan Júnior, do PSDB, compareceu à reunião e é pré-candidato. (E.F.B.)
A lista do Frentão das oposições
A seguir a lista (em ordem alfabética) dos que compareceram à reunião das oposições (que alguns chamam de Frentão do Bem):
Adair de Abreu
Cachorrão
Cláudio Borges
Dema
Dr. Ivan Júnior
Evaldina
Galeno Guimarães
Ivan Vieira
Jacaré
José Paiva
José Sobrinho
José Uilton
Osvaldo Paixão
Pedro Fernandes
Pires
Professora Vildete
Romilda
Toin do Galdino
Uilton Rocha
Vivaldo Rosa