Forças governistas avaliam que vão eleger os prefeitos das principais cidades de Goiás

Os dezesseis municípios citados têm a maioria absoluta do eleitorado do Estado. Aliados de Caiado, como Iris Rezende e Roberto Naves, são favoritos

O governismo — quem apoia o governador Ronaldo Caiado, do Democratas — aposta que vai eleger os prefeitos das principais cidades de Goiás. Quando se fala em “principais”, o foco é, sobretudo, nas que têm maior eleitorado, mas também inclui cidades que, embora não tenham um grande eleitorado, são emblemáticas — tanto por sua história quanto por sua força política regional. No Norte de Goiás, por exemplo, não há cidades com eleitorados gigantes, mas Porangatu e Uruaçu são as cidades consideradas polos na região.

Nos principais municípios, além dos emblemáticos, o governismo aposta que tende a eleger, se não todos, a maioria dos candidatos a prefeito. Em Goiânia, segundo a avaliação do governismo, Iris Rezende tende a ser reeleito. Mas o gestor da capital não é do MDB? É. Mas é aliado de Ronaldo Caiado. Em Anápolis, o governismo aposta que o prefeito Roberto Naves, do Progressistas, deve ser reeleito — até por falta de adversário à sua altura política e administrativa. Em Rio Verde, cidade mais próspera do Sudoeste, o governismo aposta na reeleição do prefeito Paulo do Vale. Em Aparecida de Goiânia, o favorito é o prefeito Gustavo Mendanha, do MDB. O governo aposta no deputado federal Glaustin da Fokus.

Túllio Silva: pré-candidato a prefeito de Águas Lindas pelo DEM

1 — Águas Lindas/85.376 eleitores

O quadro da cidade ainda é nebuloso. O prefeito Hildo do Candango é forte e, se pudesse disputar um terceiro mandato, possivelmente seria reeleito. Como não pode, terá de indicar um nome — talvez o vice-prefeito Luiz Alberto Jiribita ou o ex-secretário Geovane Machado. Mas os favoritos são, no momento, Tullio Silva, do DEM, e Lucas Antonietti, do Podemos. Túllio enfrenta problemas com a Justiça, mas, se for liberado, tem chance de ser eleito.

Roberto Naves: pré-candidato do Progressistas em Anápolis| Foto: Fernando Leite/Jornal Opção

2 — Anápolis/268.394 eleitores

O prefeito Roberto Naves, do Progressistas, é o favorito e conta com o apoio do DEM e do governador Ronaldo Caiado. O PT e o MDB não são, no momento, páreos para o gestor municipal.

3 — Caldas Novas/58.714 eleitores

O coronel Carlos Eduardo Belelli, do PSL, é apontado como favorito. Mas Kleber Marra, do Republicanos, está em ascensão. Se conquistar o apoio do empresário Flávio Canedo, pré-candidato do PL, ficará mais forte. A rigor, nenhum deles faz oposição ao governador.

Adib Elias:pré-candidato do Podemos | Foto; Jornal Opção

4 — Catalão/69.441 eleitores

O prefeito Adib Elias, do Podemos, é o favorito. A oposição está tentando se juntar para enfrentá-lo. É ligado ao governador Ronaldo Caiado.

5 — Formosa/68.292 eleitores

O prefeito Gustavo Marques de Oliveira, do Pros, não estava bem, mas, com o apoio do governo, vem melhorando e tem chance de ser reeleito. Brasil Júnior e Rafael Saad planejam enfrentá-lo.

Renato de Castro, prefeito cassado de Goianésia | Foto: Jornal Opção

6 — Goianésia/50.529 eleitores 

O prefeito Renato de Castro é o favorito. Embora filiado ao MDB, é aliado do governador Ronaldo Caiado.

Iris Rezende: pré-candidato do MDB / Foto: Instagram

7 — Goiânia/977.479 eleitores

O favorito é Iris Rezende, do MDB. O prefeito reluta em disputar, mas, dada sua aliança com Ronaldo Caiado, pode acabar disputando seu quinto mandato na capital. O único adversário de peso que tem no momento é Vanderlan Cardoso, do PSD. O senador tem articulado, sugerindo que pode disputar. Mas gostaria mesmo é de apoiar Maguito Vilela para prefeito, com seu partido indicando o vice. O drummond no caminho de Maguito Vilela é Iris Rezende.

8 — Itumbiara/71.507 eleitores 

Disputa na cidade é acirrada. O psiquiatra Murilo Borges, do Progressistas, o vereador Rogério Rezende Silva, do PRTB, e o vice-prefeito Gugu Nader, do PSL, são os favoritos, disputando pau a pau. O DEM banca o empresário Dione Araújo, que vem a seguir. O desgaste do prefeito José Antônio, do Republicanos, é imenso, mas ele não desiste, porque a máquina tem seu peso. De todos os candidatos, é o único realmente hostil ao governador Ronaldo Caiado.

Paulo Vitor Avelar: pré-candidato do DEM em Jaraguá

9 — Jaraguá/28.980 eleitores 

A grande surpresa do pleito, segundo uma pesquisa, é o jovem Paulo Vitor Avelar, do DEM. Ele é ligado ao governador Ronaldo Caiado. O prefeito Zilomar Antônio de Oliveira foi eleito como sendo uma novidade, por ter experiência como gestor na iniciativa privada. No poder, se tornou mais do mesmo em pouco tempo.

Diego Sorgatto: pré-candidato do DEM em Luziânia | Foto: Fábio Costa

10 — Luziânia/110.991 eleitores 

O deputado estadual Diego Sorgatto, do DEM, é apontado pelas lideranças locais como favorito. É ligado ao governador Ronaldo Caiado. O PSD planeja bancar Wilde Cambão. Mas este pode acabar perdendo o apoio do prefeito afastado Cristóvão Tormin, que estaria propenso a lançar o empresário Geraldo Caixeta, do PDT. A prefeita interina Professora Edna Aparecida, a aposta do Podemos, pode acabar apoiando Diego Sorgatto.

Tiago Mendonça: pré-candidato do DEM em Morrinhos | Foto: Reprodução

11 — Morrinhos/34.248 eleitores 

O prefeito Rogério Troncoso, do PSD, é forte. Mas tem dificuldade em “transferir” votos. Tanto que dois pré-candidatos que contam com seu apoio, o vice-prefeito Tércio Menezes e o ex-secretário André Luiz Dias Mattos, estão “patinando”. O favorito é Tiago Mendonça, do DEM — ligado ao governador Ronaldo Caiado.

Vanuza Valadares, pré-candidata do Podemos em Porangatu | Foto: Divulgação

12 — Porangatu/29.475 eleitores 

Trata-se do município mais importante do Norte goiano. A ex-deputada Vanuza Valadares, do Podemos, conta com o apoio do governador Ronaldo Caiado e do deputado federal José Nelto. Com baixa rejeição, ela tem chance de ser eleita. O MDB banca Márcio Luis, que é visto como um candidato consistente.

Paulo do Vale: pré-candidato do DEM em Rio Verde | Foto: Divulgação

13 — Rio Verde/128.948 eleitores 

O prefeito e médico Paulo do Vale, do DEM, é mencionado pelos experts em política do município como favorito. Considerado um gestor eficiente, é ligado ao governador Ronaldo Caiado. Seu principal adversário é o médico Osvaldo Fonseca Júnior, do MDB.

Divino Lemes: pré-candidatos do Podemos em Senador Canedo | Foto: Fábio Costa / Jornal Opção

14 — Senador Canedo/71.061 eleitores 

O prefeito Divino Lemes, do Podemos, é visto como favorito pelos especialistas em política do município. O DEM e o PRTB têm pré-candidatos na cidade, mas nenhum com a experiência política do gestor municipal, que, até pelo partido, também é ligado ao governador.

Dr. Antônio: pré-candidato pelo DEM | Foto: Divulgação

15 — Trindade/81.150 eleitores 

O prefeito Jânio Darrot é fortíssimo e isto, por si só, fortalece seu candidato, o jovem e bem avaliado Marden Júnior. Mas o governo joga com dois nomes fortes na cidade — o deputado estadual Dr. Antônio Caetano (DEM) e o ex-prefeito George Morais (PDT), ambos médicos. Com muitos candidatos no páreo — há também Alexandre César (PSD), Jeann Carlos (PRTB), Rogério Taveira (Progressistas) e Ricardo Fortunato (MDB) —, a candidatura de Marden Júnior tende a crescer, a se firmar e ele tem chance de ser eleito.

Azarias Machadinho: pré-candidato do DEM em Uruaçu | Foto: Reprodução

16 — Uruaçu/27.362 

Na segunda cidade mais importante do Norte de Goiás, o produtor rural e empresário Azarias Machadinho, do DEM, está em ascensão. O prefeito Valmir Pedro, do PSDB, é bem avaliado, mas está ficando com a imagem do político que mais briga do que trabalha. Machadinho, rico mas um homem simples, está, como dizem na cidade, “comendo pelas beiradas”. É a aposta de Ronaldo Caiado no município.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.