Forças governistas avaliam que vão eleger os prefeitos das principais cidades de Goiás
05 julho 2020 às 00h02

COMPARTILHAR
Os dezesseis municípios citados têm a maioria absoluta do eleitorado do Estado. Aliados de Caiado, como Iris Rezende e Roberto Naves, são favoritos
O governismo — quem apoia o governador Ronaldo Caiado, do Democratas — aposta que vai eleger os prefeitos das principais cidades de Goiás. Quando se fala em “principais”, o foco é, sobretudo, nas que têm maior eleitorado, mas também inclui cidades que, embora não tenham um grande eleitorado, são emblemáticas — tanto por sua história quanto por sua força política regional. No Norte de Goiás, por exemplo, não há cidades com eleitorados gigantes, mas Porangatu e Uruaçu são as cidades consideradas polos na região.
Nos principais municípios, além dos emblemáticos, o governismo aposta que tende a eleger, se não todos, a maioria dos candidatos a prefeito. Em Goiânia, segundo a avaliação do governismo, Iris Rezende tende a ser reeleito. Mas o gestor da capital não é do MDB? É. Mas é aliado de Ronaldo Caiado. Em Anápolis, o governismo aposta que o prefeito Roberto Naves, do Progressistas, deve ser reeleito — até por falta de adversário à sua altura política e administrativa. Em Rio Verde, cidade mais próspera do Sudoeste, o governismo aposta na reeleição do prefeito Paulo do Vale. Em Aparecida de Goiânia, o favorito é o prefeito Gustavo Mendanha, do MDB. O governo aposta no deputado federal Glaustin da Fokus.

1 — Águas Lindas/85.376 eleitores
O quadro da cidade ainda é nebuloso. O prefeito Hildo do Candango é forte e, se pudesse disputar um terceiro mandato, possivelmente seria reeleito. Como não pode, terá de indicar um nome — talvez o vice-prefeito Luiz Alberto Jiribita ou o ex-secretário Geovane Machado. Mas os favoritos são, no momento, Tullio Silva, do DEM, e Lucas Antonietti, do Podemos. Túllio enfrenta problemas com a Justiça, mas, se for liberado, tem chance de ser eleito.

2 — Anápolis/268.394 eleitores
O prefeito Roberto Naves, do Progressistas, é o favorito e conta com o apoio do DEM e do governador Ronaldo Caiado. O PT e o MDB não são, no momento, páreos para o gestor municipal.
3 — Caldas Novas/58.714 eleitores
O coronel Carlos Eduardo Belelli, do PSL, é apontado como favorito. Mas Kleber Marra, do Republicanos, está em ascensão. Se conquistar o apoio do empresário Flávio Canedo, pré-candidato do PL, ficará mais forte. A rigor, nenhum deles faz oposição ao governador.

4 — Catalão/69.441 eleitores
O prefeito Adib Elias, do Podemos, é o favorito. A oposição está tentando se juntar para enfrentá-lo. É ligado ao governador Ronaldo Caiado.
5 — Formosa/68.292 eleitores
O prefeito Gustavo Marques de Oliveira, do Pros, não estava bem, mas, com o apoio do governo, vem melhorando e tem chance de ser reeleito. Brasil Júnior e Rafael Saad planejam enfrentá-lo.

6 — Goianésia/50.529 eleitores
O prefeito Renato de Castro é o favorito. Embora filiado ao MDB, é aliado do governador Ronaldo Caiado.

7 — Goiânia/977.479 eleitores
O favorito é Iris Rezende, do MDB. O prefeito reluta em disputar, mas, dada sua aliança com Ronaldo Caiado, pode acabar disputando seu quinto mandato na capital. O único adversário de peso que tem no momento é Vanderlan Cardoso, do PSD. O senador tem articulado, sugerindo que pode disputar. Mas gostaria mesmo é de apoiar Maguito Vilela para prefeito, com seu partido indicando o vice. O drummond no caminho de Maguito Vilela é Iris Rezende.
8 — Itumbiara/71.507 eleitores
Disputa na cidade é acirrada. O psiquiatra Murilo Borges, do Progressistas, o vereador Rogério Rezende Silva, do PRTB, e o vice-prefeito Gugu Nader, do PSL, são os favoritos, disputando pau a pau. O DEM banca o empresário Dione Araújo, que vem a seguir. O desgaste do prefeito José Antônio, do Republicanos, é imenso, mas ele não desiste, porque a máquina tem seu peso. De todos os candidatos, é o único realmente hostil ao governador Ronaldo Caiado.

9 — Jaraguá/28.980 eleitores
A grande surpresa do pleito, segundo uma pesquisa, é o jovem Paulo Vitor Avelar, do DEM. Ele é ligado ao governador Ronaldo Caiado. O prefeito Zilomar Antônio de Oliveira foi eleito como sendo uma novidade, por ter experiência como gestor na iniciativa privada. No poder, se tornou mais do mesmo em pouco tempo.

10 — Luziânia/110.991 eleitores
O deputado estadual Diego Sorgatto, do DEM, é apontado pelas lideranças locais como favorito. É ligado ao governador Ronaldo Caiado. O PSD planeja bancar Wilde Cambão. Mas este pode acabar perdendo o apoio do prefeito afastado Cristóvão Tormin, que estaria propenso a lançar o empresário Geraldo Caixeta, do PDT. A prefeita interina Professora Edna Aparecida, a aposta do Podemos, pode acabar apoiando Diego Sorgatto.

11 — Morrinhos/34.248 eleitores
O prefeito Rogério Troncoso, do PSD, é forte. Mas tem dificuldade em “transferir” votos. Tanto que dois pré-candidatos que contam com seu apoio, o vice-prefeito Tércio Menezes e o ex-secretário André Luiz Dias Mattos, estão “patinando”. O favorito é Tiago Mendonça, do DEM — ligado ao governador Ronaldo Caiado.

12 — Porangatu/29.475 eleitores
Trata-se do município mais importante do Norte goiano. A ex-deputada Vanuza Valadares, do Podemos, conta com o apoio do governador Ronaldo Caiado e do deputado federal José Nelto. Com baixa rejeição, ela tem chance de ser eleita. O MDB banca Márcio Luis, que é visto como um candidato consistente.

13 — Rio Verde/128.948 eleitores
O prefeito e médico Paulo do Vale, do DEM, é mencionado pelos experts em política do município como favorito. Considerado um gestor eficiente, é ligado ao governador Ronaldo Caiado. Seu principal adversário é o médico Osvaldo Fonseca Júnior, do MDB.

14 — Senador Canedo/71.061 eleitores
O prefeito Divino Lemes, do Podemos, é visto como favorito pelos especialistas em política do município. O DEM e o PRTB têm pré-candidatos na cidade, mas nenhum com a experiência política do gestor municipal, que, até pelo partido, também é ligado ao governador.

15 — Trindade/81.150 eleitores
O prefeito Jânio Darrot é fortíssimo e isto, por si só, fortalece seu candidato, o jovem e bem avaliado Marden Júnior. Mas o governo joga com dois nomes fortes na cidade — o deputado estadual Dr. Antônio Caetano (DEM) e o ex-prefeito George Morais (PDT), ambos médicos. Com muitos candidatos no páreo — há também Alexandre César (PSD), Jeann Carlos (PRTB), Rogério Taveira (Progressistas) e Ricardo Fortunato (MDB) —, a candidatura de Marden Júnior tende a crescer, a se firmar e ele tem chance de ser eleito.

16 — Uruaçu/27.362
Na segunda cidade mais importante do Norte de Goiás, o produtor rural e empresário Azarias Machadinho, do DEM, está em ascensão. O prefeito Valmir Pedro, do PSDB, é bem avaliado, mas está ficando com a imagem do político que mais briga do que trabalha. Machadinho, rico mas um homem simples, está, como dizem na cidade, “comendo pelas beiradas”. É a aposta de Ronaldo Caiado no município.
