Rio Verde é um dos municípios com o maior número de candidatos para deputado estadual e federal em Goiás e a explicação para isso é o crescimento econômico e político que a cidade vem apontando nos últimos anos.

Reeleito em 2020, Paulo do Vale (UB) está a frente da prefeitura desde 2017 e, hoje, tem o maior índice de aprovação que um prefeito de Rio Verde já alcançou: 90% dos rio-verdenses aprovam sua gestão. Toda essa aprovação deu ao prefeito muita força política e, consequentemente, o tornou o mais forte cabo eleitoral da região. Apesar disso, apenas dois candidatos utilizam desse apoio: o vice prefeito de Rio Verde, Dannillo Pereira, candidato a deputado federal pelo PSD, e Lucas do Vale, candidato a deputado estadual pelo MDB.

Lucas do Vale, que é filho do prefeito e, como o pai, é médico, afirma que esse apoio é muito importante, principalmente porque a região precisa de mais representatividade. “Rio Verde cresceu muito com sua gestão e toda região Sudoeste do estado também enxerga isso. Então, se podemos levar nossos acertos para outros municípios, ajudar mais pessoas e dar mais força política para a região que mais produz no estado, contar com a presença do Paulo na campanha é importante demais”, completa o candidato.

Dannillo Pereira também ressalta o conhecimento adquirido no executivo, ao lado do prefeito: “Desde que iniciamos nossos trabalhos, em 2017, buscamos estar mais próximos dos nossos vizinhos. Essa união e troca de experiências nos mostrou que precisamos estar em Brasília para fazer uso dessa força e trazer mais recursos para nosso estado”, reforçou o vice-prefeito.

A aprovação recorde da atual gestão, obviamente, causou estragos na oposição e grande parte dos outros candidatos de Rio Verde, que ainda são oposição ao prefeito reeleito, perderam capital político nos últimos anos. Para analistas políticos, essas candidaturas tem somente a intenção de reconquistar parte desse eleitorado perdido e penhorar uma nova chance para disputar uma vaga na câmara municipal, em 2024.