Flávia Morais pode “derrotar” José Nelto e José Mário Schreiner pra deputado federal

A deputada federal do PDT pode ampliar expectativa de poder de Ronaldo Caiado mas enfraquece candidatos a deputado da coligação

José Nelto, José Mário Schreiner e Zacharias Calil podem acabar se tornando “cabos eleitorais” de Flávia Morais e Delegado Waldir Soares. A deputada federal do PDT não agradou os candidatos

Quando o candidato do DEM a governador de Goiás, Ronaldo Caiado, anunciou que receberia o apoio da deputada federal Flávia Morais (PDT), na semana passada, a nação caiadista aplaudiu de pé. Era um apoio a mais e, relevante, retirado da base governista. Mas os principais pré-candidatos a deputado federal pela base política do senador, embora tenham ficado em silêncio publicamente, chiaram horrores nos bastidores.

Na eleição para deputado, o principal adversário não é o integrante de outra coligação, mas o aliado. Em 2014, Flávia Morais obteve 159.122 votos — ficando atrás tão-somente de Delegado Waldir Soares (PSL) e Daniel Vilela (MDB). Com uma estrutura gigante e com uma campanha anabolizada — o senador Wilder Morais será um dos responsáveis por bancá-la —, a pedetista tende a ser a mais bem votada da aliança PDT, PSL, Podemos, DEM e Pros. Como cada candidato precisa de 160 mil a 180 mil votos para se eleger, a coligação de Caiado tende a eleger de dois a, no máximo, três deputados.

Se duas vagas estão “garantidas” para Flávia Morais e Delegado Waldir, os mais cotados da coligação — é possível que José Nelto (Podemos), José Mário Schreiner (DEM) e Zacharias Calil (DEM), políticos de valor, fiquem de fora da Câmara dos Deputados. Portanto, se a conquista do passe de Flávia Morais robustece a campanha de Ronaldo Caiado para governador — por ampliar sua expectativa de poder —, ao mesmo tempo enfraquece a campanha de seus principais candidatos a deputado federal.

José Nelto, José Mário Schreiner, Zacharias Calil, além de outros postulantes, são, com a chegada de Flávia Morais, “candidatos” a suplentes de luxo. Os dois primeiros deverão ter uma votação expressiva, mas dificilmente serão eleitos, pois se tornaram coadjuvantes de Flávia Morais e Waldir Soares.

2
Deixe um comentário

2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

RONALDO CAVALCANTE

Caiado vai eleger 9 Deputados Federais e será eleito Governador no primeiro turno.

Luciano Almeida

Caso o delegado Waldir reedite sua excelente votação – assim como Flavia Morais – e José Nelto, José Mário Schreiner e Zacharias Calil sejam bem votados, como se imagina, provavelmente todos eles serão eleitos e o quociente eleitoral poderá até ajudar a eleger a candidata do PROS, pastora Cida. Anotem.