Firmam-se como favoritos pra vice de Daniel Vilela: Adriano Rocha Lima, Mendanha, Schreiner e Zeli

05 abril 2025 às 21h00

COMPARTILHAR
A disputa para o governo de Goiás se dará no dia 4 de outubro de 2026, daqui a um ano, cinco meses e pouco mais de 20 dias.
Daniel Vilela assumirá o governo do Estado, com a saída do governador Ronaldo Caiado para disputar a Presidência da República, daqui a 11 meses e pouco mais de 20 dias.
Por isso as discussões sobre seu vice estão se ampliando. Há vários cotados: Adriano da Rocha Lima (União Brasil), Bruno Peixoto (União Brasil), Carlinhos do Mangão (PL), Célio Silveira (MDB), Gustavo Mendanha (MDB), José Mário Schreiner (MDB), Paulo do Vale (União Brasil), Pedro Sales (União Brasil) e Zeli Fritsche (União Brasil).

Dos citados, cinco nomes se destacam neste momento: Adriano da Rocha Lima, Gustavo Mendanha, José Mário Schreiner, Pedro Sales e Zeli Fritsche.
Comenta-se que deputados estaduais estariam pressionando pela indicação de Bruno Peixoto para vice. Mas o parlamentar estaria mais interessado em disputar mandato de deputado federal (há quem aposte que será o mais votado, superando até a atual campeão de voto Silvye Alves, deputada federal pelo União Brasil).
Ronaldo Caiado nunca discutiu publicamente a questão da vice de Daniel Vilela. Mas comenta-se que, entre seus favoritos para a disputa, estão Adriano da Rocha Lima, José Mário Schreiner (puxa o agronegócio para a campanha) e Pedro Sales.

Adriano da Rocha Lima e Pedro Sales são gestores e, sobretudo, ligados pessoalmente a Ronaldo Caiado.
O vice de Daniel Vilela será indicado por Ronaldo Caiado e tende a ser um político do União Brasil. É o que se comenta. Então, crescem as chances de Adriano da Rocha Lima, de Pedro Sales e de José Mário Schreiner.
Porém, como se trata de um realista absoluto, Ronaldo Caiado tende a ponderar uma questão: se Daniel Vilela estiver bem à frente do segundo colocado, com uma eleição fácil, a tendência é que o governador banque para vice um técnico como Adriano da Rocha Lima ou Pedro Sales.

Entretanto, se a disputa se acirrar, Ronaldo Caiado tende a buscar uma aliança com um puxador de voto. Aí entram na fila Bruno Peixoto, Gustavo Mendanha, Célio Silveira ou Paulo do Vale
O Entorno de Brasília quer bancar o vice de Daniel Vilela. Entre seus nomes estão Carlinhos do Mangão (PL, a caminho do União Brasil), Célio Silveira (MDB), Lucas Antonietti (União Brasil), Pábio Mossoró (MDB), Wilde Cambão (PSD) e Zeli Fritsche.
Há quem postule que um político tem a simpatia tanto de Ronaldo Caiado quanto de Daniel Vilela. Trata-se de Gustavo Mendanha. (E.F.B.)