João Santana vai receber 250 mil reais por mês para cuidar da imagem do PDT e dos candidatos a governador. Depois, vai pensar se cuida de Ciro Gomes

O PDT de Carlos Lupi, mirando-se no Lula da Silva de 2002 — quando o PT foi em busca do marqueteiro “de” Paulo Maluf, Duda Mendonça, para reformular a imagem do petista-chefe —, decidiu enfiar a mão na carteira e vai pagar 250 mil reais por mês para o marqueteiro João Santana.

Ciro Gomes, João Santana e Carlos Lupi | Foto: Divulgação do PDT

João Santana fez campanhas para Lula da Silva, Dilma Rousseff e para vários candidatos a presidente na América Latina. Esteve preso, por lavagem de dinheiro, mas é um craque do marketing político-eleitoral. Duda Mendonça construiu o Lulinha Paz e Amor, eliminando a figura de um Lula da Silva furibundo e mal-humorado. Resta saber se o baiano João Santana conseguirá “segurar” a língua viperina de Ciro Gomes, o candidato a presidente do PDT para 2022. Ciro Gomes fala demais, de maneira incontrolável, e acaba se tornando adversário de si mesmo. O político do Ceará é quem mais produz material para ser usado contra ele nas campanhas. Passa a imagem de truculento e de ser uma espécie de Jair Bolsonaro da esquerda.

O contrato de João Santana tem um prazo de um ano. Como a campanha será realizada daqui a um ano e cinco meses, o contrato certamente será reavaliado. Depois do primeiro ano, ele vai avaliar se entra ou não de sola na campanha de Ciro Gomes para presidente. O acerto deste momento “é uma preliminar. Tenho esperança que ele [João Santana] aceite participar da campanha. É um namoro que já vem há algum tempo e hoje foi selado o casamento”, diz o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi. “A gente ganhou o passe de um gênio.”

O contrato prevê que João Santana terá de cuidar tanto da imagem do PDT quanto dos candidatos a governador do partido.

Ao ser encontrado na Bahia, João Santana apareceu com jeito de ermitão, com barba longa e embranquecida. Ele tem lidado com música.