As negociações que visam a eleição municipal de 2026 estão a todo vapor. A disputa pela Prefeitura de Aparecida de Goiânia está no horizonte de muitos políticos e partidos. Uma das articulações que estão em fase inicial é a filiação do ex-deputado federal Chico Abreu ao PT, que pode participar ativamente da formação de chapas que vão disputar a gestão da segunda maior cidade do Estado.

Chico Abreu ainda está filiado ao PSDB, mas confirma que vai buscar a desfiliação. Ele também aponta que tem identificação com o PT. Em seu histórico, ele compôs a base de apoio durante o segundo governo de Lula e foi muito ativo na campanha do ano passado em favor do candidato petista.

As conversas para a filiação estariam em fase inicial e ainda precisam avançar. Segundo Chico Abreu, é preciso ainda dialogar com as lideranças estaduais do PT.

Sobre a disputa da Prefeitura de Aparecida de Goiânia em 2026, o ex-deputado diz que ainda estão sendo montada as alianças e que tem afinidade com o prefeito Vilmar Mariano — que deve buscar a reeleição. Mas também não descarta estar na disputa ou ajudar nas composições. “Política se faz conversando. E agora que começaram as conversas. Eu tenho experiência política”, disse.

Chico Abreu já foi diretor na subprefeitura de Vila Brasília, de 1989 a 1992, vice-prefeito de Aparecida, de 1993 a 1996, secretário municipal de Educação, de 1997 a 2002. Foi eleito deputado estadual em 2002.

Licenciou-se do mandato para assumir, na gestão de Marconi Perillo (1999-2006), os postos de secretário de estado de Cidadania e Trabalho, de janeiro de 2003 a julho de 2004, e de secretário de estado de Habitação e Saneamento, de julho a dezembro de 2004.

Depois assumiu a cadeira na Assembleia Legislativa e, em 2006, candidatou-se a deputado federal. Entre 2007 e 2009, assumiu a cadeira na Câmara dos Deputados por quatro vezes.