A era Nárcia Kelly na Prefeitura de Bela Vista de Goiás está acabando. A prefeita foi eleita e reeleita. Sua trajetória, portanto, é vitoriosa. Mas fará o sucessor, sabendo-se que transferência de votos nem sempre é possível? Não dá para saber, é claro.

Eurípedes José do Carmo: o nome forte do PSC-Podemos | Foto: Divulgação

Na base de Nárcia Kelly há pelo menos dois postulantes considerados fortes. Primeiro, o vice-prefeito (e ex-vereador) Juliano Moreira Magalhães. “Nárcia tem apreço pelo Juliano, porém, como é muito independente, certamente não o apoiará”, afiança um político local. Consta que a deputada federal Magda Mofatto, do PL, planeja bancá-lo. Noutras palavras, independentemente do apoio da prefeita, ele conta com estrutura própria, além do apoio da parlamentar.

O presidente da Câmara Municipal, Dione do Cará (Ediones Marcos de Campos), do pP, é visto como o pré-candidato que mais tem a simpatia de Nárcia Kelly. Se obtiver o apoio da prefeita, entra, de cara, para a lista dos favoritos. Se estiver bem nas pesquisas, dificilmente a prefeita terá como deixar de apoiá-lo.

Juliano Moreira Magalhães, vice-prefeito | Foto: Folha Metropolitana

Porém, sem o apoio de Nárcia Kelly, dificilmente será candidato. Por falta de estrutura financeira e política. Suas bases são as mesmas da prefeita.

Comenta-se também sobre a possibilidade de a vereadora Priscilla de Sousa Alves da Silva disputar a prefeitura. “Priscilla é gente boa, mas dificilmente será bancada pela prefeita. Ela não tem apoios consistentes”, assinala um político do município.

A prefeita Nárcia Kelly não se pronuncia sobre a sucessão, alegando, para os aliados, que tem quase dois anos de administração pela frente. Porém, um vereador afirma que a gestora municipal vai escolher o candidato com base em dois critérios. Primeiro, pesquisas de intenção se voto. Segundo, o postulante precisa ter a confiança dela.

Arthur Fernandes: advogado pode ser o nome da renovação | Foto: Divulgação

O grande nome das oposições tende a ser Eurípides José do Carmo, do PSC. O ex-prefeito foi derrotado por Nárcia Kelly, em 2020, mas continua com bom nome na cidade. Há quem postule que, se não disputar, pode bancar a candidatura do vereador Diogo Marçal Machado, do PRTB. Se este se firmar como oposição ao indicado por Nárcia Kelly. “Marçal só tem chance de ser eleito se tiver o apoio de Nárcia ou de Eurípedes. Porque, sem estrutura, será presa fácil do candidato da máquina”, diz um ex-vereador.

Diogo Marçal, vereador pelo PRTB | Foto: Facebook

No campo da renovação, há o jovem advogado (e ex-jogador de futebol) Arthur Fernandes, filho de Eliezer Fernandes (ex-auxiliar do governador Ronaldo Caiado) e Lillian Fernandes (do conselho tutelar local).

Priscilla Sousa, vereadora pelo pP | Foto: Câmara Municipal de Bela Vista de Goiás

Filiado ao PDT, Arthur Fernandes é ligado à deputada federal Flávia Morais e ao vice-governador Daniel Vilela. O que falta ao grupo do advogado não é estrutura política, e sim recursos financeiros. A disputa em Bela Vista tende a ser “pesada”, em termos de estruturas, se Eurípedes José do Carmo se colocar em campo para enfrentar o postulante bancado por Nárcia Kelly. Quem ficar no meio da briga de tubarões pode acabar virando sardinha, quer dizer, “comida”.