Eurico Velasco e Dannillo Pereira são cotados para a Secretaria da Agricultura de Goiás

04 dezembro 2022 às 00h05

COMPARTILHAR
O presidente da Federação da Agricultura do Estado de Goiás, deputado federal José Mário Schreiner, do MDB, já se reaproximou do governador Ronaldo Caiado, do União Brasil.
A reaproximação, que visa manter o relacionamento, não significa que Tiago Mendonça, aliado de Schreiner, será mantido na Secretaria de Agricultura do governo de Goiás. No processo de votação do projeto que taxa parte do agronegócio e do setor de mineração, o líder da Faeg posicionou-se contra o governo (depois de ter sugerido que o apoiaria) e Tiago Mendonça teria se “omitido”. No caso, a omissão significa ter ficado contra o governo — portanto, contra Goiás e os goianos — e a favor do agronegócio.
Nos próximos dias, o governador Ronaldo Caiado vai promover uma reforma administrativa na sua gestão. Há vários nomes cotados para o cargo de secretário. No momento, o mais forte é o do ex-presidente da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA) Eurico Velasco de Azevedo Neto, do conselho consultivo da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ).

Eurico Velasco é amigo de Ronaldo Caiado e, na votação do fundo para infraestrutura, posicionou-se ao lado governador, do início ao fim. É bolsonarista, mas da “linha civilizada”, dizem. Ele mantém interlocução estreita com todos os setores do agronegócio.
O prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, do União Brasil, pretendia indicar o secretário da Saúde. Seu nome preferido era (e ainda é) o do médico Wellington Carrijo, tido como referência em Rio Verde e em todo o Sudoeste. Porém, como o médico Sérgio Vêncio foi indicado para o cargo, há outra opção: o gestor municipal pode tentar bancar seu vice-prefeito, Dannillo Pereira — suplente de deputado federal pelo PSD —, para a Secretaria da Agricultura.
Fica a ressalva de que produtores de Rio Verde trabalharam, de maneira ostensiva, contra a aprovação do Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra). Repassar a Secretaria da Agricultura para o município seria uma maneira de “premiar” quem se comporta como “adversário” radical do governo? Não se sabe. O fato é que, na região, o principal aliado do governador Ronaldo Caiado é o prefeito Paulo do Vale.